Os distúrbios relacionados aos níveis de potássio no organismo são bastante frequentes e podem ser caracterizados por uma emergência clínica, já que muitas pessoas não estão cientes deste tipo de problema.
O potássio é necessário para o bom funcionamento do músculo e para a contração muscular, sendo importante para melhorar o rendimento e a recuperação do músculo logo após o exercício físico, evitando cãibras.
O potássio contribui para o relaxamento das artérias, facilitando a circulação de sangue e evitando o derrame, assim como também é capaz de ajudar a equilibrar a contração dos músculos do coração, favorecendo a manutenção dos batimentos cardíacos.
O valor de referência de potássio no sangue é entre 3,5 mEq/L e 5,5 mEq/L. Quando esse mineral encontra-se acima ou abaixo do valor de referência, pode originar o surgimento de algumas complicações para a saúde.
Além disso, as ervas aromáticas, como salsa, coentro, cebolinha e manjericão também são ricas em potássio. Veja outros alimentos ricos em potássio e a quantidade recomendada.
O potássio é um mineral essencial para o bom funcionamento das células, dos músculos e dos nervos, pois participa na formação do tecido muscular e no metabolismo de energia do organismo.
A hipercalemia também pode ocorrer após a liberação grande quantidade de potássio das células. O deslocamento rápido de potássio das células para o sangue pode oprimir os rins e resultar em hipercalemia de risco à vida.
Níveis adequados de potássio no organismo ajudam a prevenir a diabetes, pois o mineral melhora a sensibilidade da insulina, que é o hormônio responsável pelo equilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
Já para medir o nível de potássio na urina, o médico pede o exame que pode ser feito com uma única coleta, ou através da coleta de toda urina eliminada durante o período de 24 horas.
All rights reserved Copyright © 2022. Cardiopapers / Afya - Política de Privacidade - Politica de cookies - Pedido do titular
Outro fator é a insulina que exerce papel fundamental na manutenção dos níveis adequados de potássio. Pessoas com baixa secreção basal de insulina, que é o caso dos diabéticos tipo 1, possuem menor tolerância à infusão do potássio.
Assim, o médico pode pedir um exame de sangue para avaliar os níveis de potássio sempre que surgem sintomas sem causa específica, de forma a ajudar no diagnóstico e adequar o tratamento.
Quando há um quadro de potássio alto, isto pode acarretar em problemas principalmente relacionados ao coração e aos músculos, gerando diversos sintomas, entre eles alterações nos batimentos cardíacos, podendo gerar até mesmo uma parada cardíaca, fraqueza muscular, paralisia, dificuldade em respirar, náusea, vômito, confusão mental, dores no peito, desmaios, entre muitos outros.
A hipocalemia raramente é causada pelo consumo de muito pouco potássio, porque muitos alimentos (como feijão, folhas verdes escuras, batatas, peixe e bananas) contêm potássio.
A suplementação com o potássio só é recomendada em casos de deficiência do mineral, causada pela baixa ingestão, vômito, diarreia ou uso de alguns medicamentos diuréticos. Outra indicação para o uso de suplemento de potássio é para controlar a pressão alta.
Os efeitos adversos mais comuns que podem surgir com a suplementação de potássio são diarreia, náusea, vômito, dor no estômago, gases, e dormência ou formigamento nas mãos, lábios e pés.
Cloreto de Potássio Sandoz 750 mg é um comprimido de libertação prolongada. O potássio encontra-se numa estrutura mole (matriz), que proporciona uma libertação lenta e gradual de potássio durante a passagem através do intestino delgado. A matriz mole é eliminada inalterada com as fezes e pode ser observada nas fezes.
O uso mais importante de potássio é para tratar os sintomas de hipocalemia (baixa de potássio), que incluem fraqueza, falta de energia, dores musculares, distúrbios de estômago, batimentos cardíacos irregulares e um eletrocardiograma anormal (eletrocardiograma é um teste que mede a função do coração).
Dicas para diminuir o potássio dos alimentos
O grau de toxicidade do potássio, na IRA, acontece se este se encontrar acima de 7 a 9mEq/litro (o termo correcto é a hipercaliémia). Os sintomas são: fraqueza, paralisia muscular, sensação de formigueiro na língua/boca/pernas e alterações na condução cardíaca, podendo levar à assistolia (paragem cardíaca).
Alimentos que têm mais potássio do que a banana