Entre os traços comuns do mercantilismo, podemos dar uma primeira ênfase à prática do bulionismo. Tal medida, também conhecida como metalismo, consistia na idéia de que um Estado nacional só poderia ser economicamente estável quanto mais acumulasse metais preciosos.
O neocolonialismo, ou imperialismo, foi o processo de colonização e ocupação da África e da Ásia por grandes potências europeias, que se iniciou na segunda metade do século XIX e continuou até meados do século XX.
Pós-colonialismo (também referenciado como teoria pós-colonial ou estudos pós-coloniais) é um conjunto de teorias que analisa os efeitos políticos, filosóficos, artísticos e literários deixados pelo colonialismo tanto nos países colonizados quanto nos colonizadores, ainda que suas obras fundadoras dediquem maior ...
No contexto do colonialismo, a cultura era entendida como ao que se relaciona principalmente às obras literárias, expressões artísticas, costumes, ritos e festivais ocorridos nessa época, que permitem dar identidade a um povo.
No processo de dominação cultural de uma sociedade, muitos de seus membros tomam ações que não a favorecem, sem consciência do dano que elas causam. Tomam-nas por cópia de padrão corriqueiro vindo do passado ou influência proposital de terceiros, que são conscientes do dano.
Cultura para a sociologia é o conjunto de crenças, valores, costumes, artefatos, leis e normas de uma sociedade. Esse conceito compreende todos os aspectos decorrentes do contato social entre os indivíduos e reflete seu modo de vida. ... O termo cultura tem origem na palavra latina "colere", que significa cultivar.