O decreto do estado de guerra possibilitou a Getúlio Vargas fechar o Congresso Nacional e instituir uma nova Constituição baseada na carta constitucional fascista da Polônia que, por isso ficou conhecida como “polaca”, assim, consumando o Golpe de 10 de novembro de 1937.
Resposta. Resposta: O trabalhador ideal era o trabalhador que não contestava o governo e aceitava suas demandas horarias.
Em 10 de novembro de 1937, através de um golpe de estado, Vargas instituiu o Estado Novo em um pronunciamento em rede de rádio, no qual lançou um Manifesto à nação, no qual dizia que o regime tinha como objetivo "reajustar o organismo político às necessidades econômicas do país". ...
Dentre as principais medidas tivemos a criação do poder de autoridade através de sua imagem populista. A criação de veículos de comunicação, a criação do CLT e o investimento em setores de especialização para formar indivíduos que contribuíssem com o desenvolvimento do país.
Resposta. Pois evitava a oposição das massas sobre a Ditadura de Vargas.
O que foi o Estado Novo? Foi o período da Era Vargas que se iniciou em 1937 e terminou em 1945 e que ficou caracterizado por seu caráter ditatorial. ... A característica principal do Estado Novo era o fato de ter sido propriamente um regime ditatorial inspirado no modelo nazifascista europeu, então em voga à época.
Assim que chegou ao poder, Getúlio Vargas tomou ações que aproximaram seu papel político das classes trabalhadoras do país. ... Inaugurava-se assim o emprego do corporativismo, doutrina que impediria o conflito de interesses entre os trabalhadores e os donos de indústria. Não pare agora...
São exemplos de medidas positivas de Vargas, que representaram conquistas para o povo brasileiro, a promulgação da Constituição de 1934, a reforma dos sistemas de educação pública, a consolidação das leis e práticas trabalhistas (com regulamentação da atividade sindical, direito a greve, horas extras e salário mínimo) ...
A questão social: criou-se o salário mínimo (1940), a consolidação das leis trabalhistas (1943) e os sindicatos passaram a ser controlados pelo ministério do trabalho. Deixava-se claro a combinação entre paternalismo estatal e fascismo. O estado passava a controlar as relações entre capital e trabalho (CORPORATIVISMO).
- Vargas fez fortes investimentos nas áreas de infraestrutura: criação da Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce e Hidrelétrica do Vale do São Francisco. - Em 1938, criou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. - Após um golpe militar, Vargas deixou o governo em 1945.
A chegada de Getúlio Vargas ao poder se deu por meio da Revolução de 30, que pôs fim ao domínio político das elites paulista e mineira. Durante anos, esses dois estados dominaram a política brasileira, através de um sistema de alternância de poder na Presidência da República.
Verificado por especialistas. Os principais acontecimentos que marcaram o Governo Vargas em 1930, 1934 e 1937, respectivamente, são a instituição do Governo provisório , do Governo constitucional e do Estado Novo.
Departamento de Imprensa e Propaganda | CPDOC. O DIP foi criado por decreto presidencial em dezembro de 1939, com o objetivo de difundir a ideologia do Estado Novo junto às camadas populares. ... O DIP possuía os setores de divulgação, radiodifusão, teatro, cinema, turismo e imprensa.
Os historiadores dividem a Era Vargas em três fases: Governo Provisório (1930-34), Governo Constitucional (1934-37) e Estado Novo (1937-1945).
- direito a férias anuais remuneradas; - descanso semanal e direito à previdência social; - regulamentação do trabalho do menor e da mulher.
era uma relação boa, vargas era conhecido por ser populista assim como o presidente Lula, ou seja, oferecia ao povo tudo o que precisava, principalmente aumento nos salários e melhoria de vida.
A CLT surgiu pelo Decreto-Lei nº 5.
A CLT surgiu como uma necessidade constitucional após a criação da Justiça do Trabalho em 1939. ... A ideia primária foi de criar a "Consolidação das Leis do Trabalho e da Previdência Social". Seu objetivo principal é a regulamentação das relações individuais e coletivas do trabalho, nela previstas.
A Consolidação das Leis do Trabalho, popularmente chamada de CLT, regulamenta as relações trabalhistas, tanto do trabalho urbano quanto do rural, de relações individuais ou coletivas. Ela foi decretada no Estado Novo – período autoritário da Era Vargas – em 1º de maio de 1943.
Getúlio Vargas