São Luís
Faz parte do Arquipélago do Golfão Maranhense e é nela que se encontra a capital do Estado, São Luís. O nome Upaon-Açu foi dado pelos Tremembés (Tupi-Guarani) e significa "ilha grande". Também foi chamada ilha de São Luís. A denominação indígena foi restabelecida pela constituição do Estado do Maranhão: Art.
Para chegar ao gentílico “ludovicense”, relativo à cidade de São Luís, capital do Maranhão, recorreu-se ao nome próprio latino Ludovicus, derivado do germânico Hlodoviko – que vem a ser a origem remota do português Luís.
8 de setembro de 1612
A origem de Maranhão, estado que abriga os Lençóis Maranhenses, é uma das mais misteriosas entre os estados brasileiros. Sabe-se que vem de Marañón, mas o termo pode ter origem tupi-guarani e significar "o mar que corre" ou vir do espanhol e se referir a cajueiros.
Em 1612, a Coroa instituía o Estado do Maranhão e Grão-Pará. O objetivo era melhorar a defesa da costa e os contatos com a metrópole. A vigilância não evitou uma nova investida estrangeira. Dessa vez, em 1641, os holandeses chegaram à região e ocuparam a ilha de São Luiz.
Os primeiros habitantes do Maranhão foram os indígenas Tupinambás, a Ilha de São Luís era denominada por estes de “UPAON-AÇU”, que tem uma tradução na linguagem dos Tupinambás de Ilha Grande.
Maranhão é uma das 27 unidades federativas do Brasil, localizada na Região Nordeste englobando a sub-região Meio-Norte do País. O estado faz divisa com três estados brasileiros: Piauí (leste), Tocantins (sul e sudoeste) e Pará (oeste), além do Oceano Atlântico (norte).
Maranhão (MA) O Maranhão tem uma área de km² e faz limites com os estados do Pará, Tocantins e Piauí. A capital, São Luís, está localizada na Ilha de Upaon-Açu, entre as baías de São Marcos e de São José do Ribamar, formadas pelo Oceano Atlântico.
Formação Histórica - Foram os espanhóis os primeiros europeus a chegarem, em 1500, à região onde hoje se encontra o Estado do Maranhão. Em 1535, no entanto, verificou-se por parte dos portugueses, uma primeira tentativa fracassada de ocupação do território.
O Estado do Maranhão foi criado em 13 de junho de 1621 por Felipe III, Rei da Espanha (Felipe II de Portugal), compreendendo as capitanias do Maranhão, Pará, Piauí e Ceará. ... Ceará: 30 colonos, 4 ou 5 soldados; Curupá: 30 colonos.
De acordo com Cabral (2008), na qual considera que a ocupação do território maranhense se deu através de duas frentes de expansão: a expansão da frente litorânea e a expansão da frente pelo interior, “as quais tiveram motivação e tempos diferentes” (FERREIRA, 2008, p.
O clima equatorial é predominante na porção oeste do estado, apresentando altas médias pluviométricas (chuva) e temperaturas elevadas. O restante do território maranhense recebe influência do clima tropical, com maiores taxas pluviométricas nos primeiros meses do ano.
Durante o período colonial, a Coroa Portuguesa denominou os territórios do Maranhão e Grão-Pará. ... Por fim, foi com a nomeação do Marquês de Pombal como Primeiro-Ministro português que o estado maranhense foi dividido em quatro capitanias. Assim, a divisão ficou com Maranhão, Piauí, São José do Rio Negro e Grão-Pará.
Municípios
São Luís
São Luís: fundada por franceses e colonizada por portugueses, a capital São Luís é uma das melhores cidades do Nordeste para viver atualmente, com o terceiro melhor IDH entre as capitais da região. Com forte presença de indústrias e litoral estratégico, possui grande infraestrutura para seus habitantes.