Spallanzani mostra que com os recipientes vedados de outra maneira mais eficiente e realizando a fervura por mais tempo, a vida não surge espontaneamente. Porém Needham retrucou afirmando que com aquela fervura Spallanzani havia acabado com o ar dos recipientes, impossibilitando o surgimento da vida.
Adepto da teoria biogênica, Louis Pasteur em 1861, através de um experimento, conseguiu demonstrar conclusivamente a impossibilidade da geração espontânea da vida (hipótese tão defendida pelos abiogenistas), ou seja, a origem da vida somente é possível a partir da matéria viva, de um ser vivo preexistente.
Os experimentos de Pasteur comprovaram que os micróbios não podem surgir de matéria não viva. ... Já na presença do oxigênio o azedamento das bebidas se dá pela presença de micróbios diferentes, que transformam o álcool em ácido acético, vulgarmente conhecido como vinagre.
Microscope of Anton van Leeuwenhoek
A teoria microbiana das doenças é uma teoria científica que estabelece que os microorganismos são a causa de inúmeras doenças.
A teoria que diz que a maioria dessas doenças é causada por germes. O químico estudou e identificou inúmeros micróbios responsáveis por várias doenças infecciosas e chegou a desenvolver vários métodos e técnicas para combate-los agentes infecciosos.
O termo contágio foi empregado pelo médico italiano Girolamo Fracastoro (1478-1553), que formulou uma nova tese sobre a transmissão de doenças. Os agentes de enfermidades como a lepra, peste bubônica e varíola seriam germes vivos ou sementes, que poderiam contaminar pessoas saudáveis.
As Centrais de Material e Esterilização foi criada nos hospitais a partir do advento da cirurgia e da necessidade de avanços técnicos e logísticos que atendessem à diversidade de materiais cirúrgicos e hospitalares em geral.
Louis Pasteur
Joseph Lister tem seu nome ligado à introdução da assepsia cirúrgica.
Conta a história que o Dr. Ignaz Semmelweis, em 1847, ao perceber que as crianças morriam menos ao nascer quando vindas ao mundo pelas mãos limpas das parteiras e não pelas mãos sujas e ensanguentadas dos médicos da época, ficou intrigado e saiu correndo pelas ruas gritando "lavem as mãos, lavem as mãos".
Joseph Lister
No entanto, a cirurgia teve seus primeiros desenvolvimentos científicos no século XVI, com Ambroise Paré – “o pai da cirurgia moderna”, que, além de esclarecer inúmeras questões de anatomia, fisiologia e terapêutica, substituiu a cauterização com ferro em brasa pela ligadura das artérias depois de uma amputação de ...
Em 1842, o médico norte-americano Crawford Long realizou a primeira cirurgia com anestesia, utilizando vapores de éter para que o paciente James Venable não sentisse dor durante a extração de um tumor no pescoço.
A equipe multiprofissional que participa do ato cirúrgico é composta por cirurgião, anestesista e equipe de enfermagem (enfermeiro, instrumentador, circulante, técnicos e auxiliares), cabendo a todos, atividades específicas.
O fio de sutura começou a ser usado para o fechamento das feridas 3.
Quando o ferimento secciona totalmente a artéria, '. a sutura é feita após a regularisação das bordas, aproximando as mesmas por meio de 3 pontos de apoio, equidistantes; sutura-se a seguir o espaço entre um ponto de apoio e outro, com pontos em U reforçados depois por um surget.