O rei Ciro, o Grande, rei da Pérsia (que conquistou Babilônia em 538 a.C.) e Dario I (que foi governador da Babilônia em 522—486 a.C.) são pessoas diferentes.
Nome do rei da Pérsia no Livro de Ester. É geralmente identificado com Xerxes I da Pérsia, ainda que outras hipóteses alternativas tenham sido propostas pelos investigadores. A versão Grega do Livro de Ester refere-se-lhe como Artaxerxes. Josefo relata que era este o nome por que era conhecido pelos Gregos.
Vasti (em hebraico: ושתי; em persa: وَشتی) foi a primeira esposa do rei Assuero. Depois dela a rainha foi Ester.
Aprendi com Vasti a entender que faço parte de um plano maior arquitetado por Deus; a fazer diferença na vida de outras pessoas; a valorizar tudo o que tenho, pois foi presente de Deus. Aprendi também que jamais quero ser deposta do lugar de mãe, esposa e principalmente de filha e serva de Deus.
Assuero: Significa “leão rei”, “herói entre os dominadores”. Foi encontrado antigos documentos com este nome sob a forma de Ksherse, o mesmo que Xerxes, imperador persa, que tem seu nome citado no Antigo Testamento da Bíblia, no livro de Ester. ...
Vasti é um nome bíblico, que tem origem no nome hebraico Vashti e significa “de beleza... Significado de Vasti.
Nobre persa, homem de confiança e conselheiro do rei Assuero.
Hamã oferece quantia alta de moedas para Bigtã e Teres em troca dos eunucos provocarem a morte do Rei Assuero.
Após apelar pela vida dos judeus, o rei cancelou sua ordem, dada a pedido de Hamã, para matar todos os judeus e o condenou à forca por ter ultrajado Ester dentro do seu próprio palácio: Respondeu Ester: Se bem te parecer, venha o rei e Hamã, hoje, ao banquete que eu preparei ao rei.
Vasti, recusando-se a ser uma mera mulher objeto, foi banida da presença do rei e Ester assumiu seu lugar. Ela perdeu a coroa e o marido, no entanto não perdeu a dignidade. Vasti é reconhecida hoje como uma das grandes mulheres da história, e um grande exemplo.
Susã (Shushan) ou Susa (Shusha) era uma antiga cidade do Oriente Próximo, capital de Elão e que fez também parte dos impérios babilônio, persa e parta, localizada cerca de 250 km a oriente do rio Tigre, no que é hoje o sudoeste do Irão. ... O sítio arqueológico de Susã fica nas imediações da atual cidade a que deu nome.
Qual é a distância entre Susa e Jerusalém? A distancia entre Susa e Jerusalém de 1583 Km por estrada. Você também pode encontrar a distância entre Susa e Jerusalémusando outras opções de viagens como ônibus, metrô, trem, trem e trem. Confira Como Chegar de Susa e Jerusalém!
Neemias chegou a Jerusalém no 20.º ano do reinado de Artaxerxes I (445 ou 444 a.C.) com um forte séquito que lhe fora fornecido pelo próprio rei, e com cartas para todos os paxás das províncias pelas quais passaria, assim como para Asaf, o mantenedor das florestas reais, ordenando-os a ajudá-lo.
Persépolis
Persépolis fica 70 km ao norte da cidade de Chiraz, ao sul do Irã. Em menos de uma hora de carro, percorre-se um fantástico cenário de deserto até a entrada da antiga capital. No caminho, vale conhecer as impressionantes tumbas dos imperadores Dario e de seu filho Xerxes.
O Império Persa, como ficou conhecido o domínio iniciado por Ciro, abrangia toda a Ásia Menor e parte do Oriente Médio. Após a morte do imperador Ciro, Cambisés e Dário I continuaram expandindo o domínio persa e dividiram o território em 20 províncias, que eram denominadas de Satrapias.
A cidade foi fundada por Ciro no século VI, e foi a primeira capital do Império persa de Aquemênida. Assim como Persépolis, Pasargada também foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural Mundial.
Pelo menos desde 600 a.C., o termo persis era usado pelos gregos para se referir à Pérsia. Persis provém do persa Pars ou Parsa, o nome do clã principal de Ciro e que também deu o nome da região onde habitavam os persas, correspondente hoje à moderna província iraniana de Fars.
Ciro, o Grande
Pasárgada era uma cidade da antiga Pérsia onde hoje é Irã. Fica na província de Fars,próximo de Persépolis. Trata-se, na atualidade, de um sítio arqueológico tombado pela UNESCO em 2004. O rei, a quem Manuel Bandeira se refere no famoso poema, era Ciro II.
Esse nome de Pasárgada, que significa “campo dos persas”, suscitou na minha imaginação uma paisagem fabulosa, um país de delícias [...].
“Vou-me embora pra Pasárgada” é o título de um poema escrito por Manuel Bandeira, poeta brasileiro, e publicado no livro “Libertinagem”, em 1930. O poema possui características modernistas, ressaltando a ideia do poeta de uma fuga para um lugar melhor, como forma de escapar da sua realidade.
Meu caro Marcelo: a pronúncia é /pazárgada/, ao contrário do que muita gente pensa. Na minha experiência, o fato de ser, no poema, descrita como uma cidade fantástica, com uma sociedade e uma paisagem paradisíacas, favorece a errônea associação com pássaro, o que levaria à pronúncia equivocada /passárgada/.
Explique. Resposta: No texto 1, Pasárgada é um espaço utópico, de realização dos desejos. No texto 2, o poeta sente saudade provavelmente dessa mesma utopia, como se vê no verso "é um veneno gostoso dentro do meu coração".
O eu lírico idealista No poema de Manuel Bandeira, “Vou-me embora pra Pasárgada”, o personagem já sem esperanças para o futuro demonstra o desejo de ir embora para um lugar idealizado, abandonando tudo o que não realizou.
Tipos de Estrofe Dístico: estrofe de 2 versos. Terceto: estrofe de 3 versos. Quarteto ou Quadra: estrofe de 4 versos. Quintilha: estrofe de 5 versos.