“Psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas.
Os objetivos da psicomotricidade são melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.
Segundo Jean Piaget (1987, apud Oliveira, 1997), o desenvolvimento da psicomotricidade está relacionado à importância do brincar, do prazer de agir e do prazer do pensar. O corpo debate a proporção do desenvolvimento humano, isto é, desenvolve-se corpo e mente.
O que acontece quando a Psicomotricidade não é desenvolvida de maneira eficaz? A falta de estímulos à Psicomotricidade acarreta sérias consequências ao desenvolvimento da criança. Uma das questões, de acordo com especialistas da Rede de Ensino APOGEU, é a lateralidade pouco trabalhada nos alunos.
A educação psicomotora pode evitar vários problemas como a má concentração, Essa criança não apresentará problemas psicomotores e, com certeza, será bem-sucedida, tanto do ponto de vista da aprendizagem escolar, como afetiva e socialmente. ...
A psicomotricidade no desenvolvimento da criança contribui para melhorar a coordenação motora, tarefas de praxia global e fina, que por sua vez ajudará na aprendizagem da leitura, escrita, concentração e raciocínio lógico.
Psicomotricidade e educação Educadores, médicos e psicólogos defendem que a técnica seja utilizada nas instituições de ensino para auxiliar o desenvolvimento infantil. O psicomotricista é o profissional especializado nesse campo e habilitado a desenvolver atividades que combinem o lúdico com o pedagógico.