A princípio, existem dois tipos: o DIU de cobre, sem nenhum tipo de hormônio, e o DIU hormonal, conhecido pelo nome comercial Mirena. O Dispositivo Intrauterino, conhecido como DIU, é um método anticoncepcional considerado bastante seguro e eficaz para evitar uma gravidez.
E, assim como no uso das pílulas, o DIU também tem uma indicação de tempo adequado para ser introduzido. Não é regra, mas é preferível que seja colocado durante o período menstrual porque é quando o colo do útero está mais dilatado e quando há menor probabilidade de engravidar.
Olá. O fato de você ser jovem, adolescente, não ter tido filhos não é uma contra-indicação para o uso do DIU. Pela Organização Mundial da Saúde, os métodos de longa duração como o DIU de cobre, DIU hormonal e implante são os métodos recomendados para a suda idade. Converse com o seu médico.
Já a opção de DIU Hormonal, o custo fica entre R$ 600 e R$ 1.
cólicas que não melhoram com medicamento pode ser o sinal que está rejeitando o diu, corrimento com odor fétido ou febre pode ser sinal de infecção, aí o diu deve ser retirado...
Não atrapalha a relação sexual, não gera corrimentos, não provoca infecção, não provoca câncer, não provoca danos ao seu útero, não reduz a sua fertilidade, não dificulta uma gravidez futura, não é abortivo.
Nem você nem o seu parceiro devem sentir o DIU. Se você sentir, fale com seu médico, porque o DIU está fora de lugar. Entretanto, você será capaz de sentir os fios aderidos na ponta do DIU se você colocar o dedo na vagina. Durante a relação sexual, seu parceiro poderá sentir os fios.
Embora o DIU de cobre seja um método com poucos efeitos colaterais, é ainda possível que surjam algum efeitos secundários como cólicas abdominais e sangramento excessivo durante a menstruação.
A perfuração do útero pelo DIU Mirena na grande maioria das vezes ocorre durante a sua colocação. Pode se encontrar relatos na literatura de perfurações espontâneas, porém são muito raros. Para evitar essa complicação, é sempre importante procurar um profissional com experiência nesse tipo de procedimento.
O Mirena ajuda a reduzir o fluxo menstrual e também tem impacto positivo sobre as cólicas. A mulher pode apresentar ausência do fluxo menstrual depois de alguns meses de uso do Mirena. O DIU de cobre aumenta o fluxo menstrual e também as cólicas. Outra diferença é o tempo de uso.
Enquanto o DIU de cobre pode dificultar a situação para mulheres que já sofrem com fortes cólicas e fluxo menstrual intenso, o DIU Mirena evita maiores desconfortos, já que diminui o processo inflamatório no local.
“O DIU de cobre é livre de hormônios, mais indicado para pacientes que não se incomodam com o fluxo menstrual ou cólicas. O mirena é para aquelas que não querem menstruar, sentir dor ou levam uma vida mais agitada”, explica Isabel Cristina Pereira da Cunha (CRM 23551), médica de ginecologia e obstetrícia da Clinipam.
Conheça as principais diferenças entre eles: O DIU de Cobre foi o primeiro a ser desenvolvido e não possui hormônios em sua composição. ... O DIU de Prata também não possui hormônios em sua composição, e foi criado com o objetivo de amenizar o aumento de fluxo menstrual e cólicas associadas ao DIU de Cobre.