O intestino delgado é a parte do tubo digestivo que vai do estômago (do qual está separado pelo piloro) até o intestino grosso (do qual está separado pela válvula ileocecal).
O intestino delgado é um tubo comprido, com 7 ou 8 m de comprimento e cerca de 3 cm de diâmetro, formado por três porções diferentes - duodeno, jejuno e íleo -, onde se dão os principais passos do processo digestivo.
O intestino delgado é um órgão do sistema digestório que se apresenta como um tubo longo de aproximadamente 6 m e pode ser dividido em duodeno, jejuno e íleo. O intestino delgado é um tubo longo presente no sistema digestório que apresenta aproximadamente seis metros de comprimento.
O intestino grosso, ou cólon, começa onde o intestino delgado termina e se conecta com o reto. Mede por volta de 2 metros e tem um diâmetro de 6 centímetros e se encarrega de absorver a água da massa que viaja desde o intestino delgado, para convertê-la em resíduos e depois levá-los ao reto.
Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. Presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção.
Divide-se em três porções: Duodeno; Jejuno; Íleo.
O cólon (intestino grosso) absorve a água e o líquido dos alimentos digeridos; e, os resíduos que restam, formam as fezes, que são armazenadas no reto, a parte final do sistema digestivo. A partir daí, as fezes são eliminadas para fora do corpo passando pelo ânus por meio do movimento peristáltico do intestino.
As fezes muito mal cheirosas podem estar relacionadas a problemas de saúde, como transtornos de má absorção, enfermidade celíaca, de Crohn, pancreatite crônica ou fibrose quística.