Potência do carro Em veículos com potência elevada, acima de 300 cavalos, é preferível ter tração traseira, pois durante a aceleração o peso é transferido para o eixo de trás e, nesse momento, nos veículos de tração dianteira as rodas da frente perdem muita aderência.
De forma bem simples, a tração pode ser entendida como a força que o motor manda aos pneus para o carro andar. Geralmente, os carros mais populares, ou que são feitos pra andar mais em ruas asfaltadas, costumam ter tração só em duas rodas – que pode ser traseira ou dianteira.
Tração traseira e suas características Um veículo com força motriz nas rodas traseiras e motor na dianteira, na maioria das vezes, possui eixo cardã, um tubo metálico que liga a força do motor transferida pelo câmbio aos eixos traseiros do carro, levando força às rodas.
Mas antes vale um parenteses para dizer que com certeza a tração integral ainda é a melhor. Se você fizer uma curva em alta velocidade ou em situação de pista escorregadia seja com chuva ou óleo, por exemplo, o fato das quatro rodas tracionar ajuda a manter o veículo na trajetória correta.
Abaixo, os carros com tração traseira mais baratos:
10 carros com tração traseira que voam baixo
É por isso que até hoje apenas os modelos Honda Ridgeline e Fiat Toro possuem tração dianteira como base de projeto, apesar de ambas oferecem força nas rodas traseiras. Nas picapes leves, isso já não é tão importante, pois sua base é o automóvel de passeio.
A configuração de tração dianteira também promove a boa tração das rodas com o chão. Devido à sua melhor tração com a distribuição melhor de peso, veículos de tração dianteira são preferidos em relação a tração traseira quando necessários para dirigir na lama, neve ou piso molhado.
Tração dianteira, à uma roda da frente. Tração traseira, à uma roda da retaguarda. Tração independente, com um motor por roda motriz. Tração total, integral, às quatro rodas.
Faça o drift com um carro que tenha tração traseira. Em um carro com tração traseira, o motor controla somente as rodas de trás. Em outros veículos, ele controla todas as rodas. O veículo utiliza a parte traseira durante o drift, então fica muito mais fácil realizar a manobra sem riscos.
Basicamente, a tração integral é a permanente, onde as rodas possuem tração o tempo todo, enquanto o 4×4 é apenas temporário. Neste último caso, geralmente a tração é traseira e o eixo dianteiro pode ser acionado para transpor terrenos difíceis, o que também pode incluir uma redução.
Na tração integral, hoje bastante utilizada em esportivos e carros de luxo, as quatro rodas tracionam o tempo todo, mas é comum haver um diferencial central que, além de compensar as diferenças de rotação entre os eixos, conta com uma embreagem para dividir o torque entre eles.
Existe também a tração 4x4 sob demanda, como o utilizado na Fiat Toro turbodiesel, por exemplo. ... Na tração permanente, ou integral, as quatro rodas tracionam o veículo o tempo todo. No entanto, um diferencial central compensa as diferenças de rotação entre os eixos para repartir o torque do motor entre eles.
De forma sucinta o sistema de tração AWD permite uma maior adaptação a todos os terrenos, enquanto o FWD é mais económico. O sistema AWD tradicionalmente é usado por automóveis que possuem tração integral permanente, ou seja, está sempre ativo.