A vacina contra a varíola contém o vírus vivo vaccínia, o qual é aparentado ao vírus da varíola e proporciona imunidade contra este. A vacina é mais eficaz quando administrada bem cedo após a exposição. Porém, a vacina também pode ser benéfica se administrada nos primeiros dias depois do aparecimento dos sintomas.
Já ouviu falar em Edward Jenner? Foi ele que descobriu a vacina contra a varíola. Edward Jenner nasceu em Berkeley, na Inglaterra, em 17 de maio de 1749. Com apenas treze anos de idade, já ajudava um cirurgião em Bristol.
As vacinas são substâncias feitas a partir de bactérias ou vírus causadores de doenças, e têm como principal função estimular o nosso sistema imunológico a produzir anticorpos para combater determinado antígeno e, dessa forma, manter o nosso corpo livre de doenças infecciosas.
A Vacina Gênica consta em inserir um gene que codifica uma proteína antigênica de um patógeno no núcleo da célula do hospedeiro com o auxílio de um vetor.
As vacinas agem estimulando o sistema imunológico a produzir anticorpos, que podem combater doenças infecciosas, tornando o indivíduo imune às mesmas. Como funcionam as imunizações? O objetivo das imunizações é estimular o organismo a produzir anticorpos contra determinados germes, principalmente bactérias e vírus.