Planta vascular
A rosa tem esse nome pois pertence a um grupo de vegetais chamado Rosaceae, sendo este seu gênero. Portanto, o nome da flor não diz respeito à sua cor, mas sim à sua origem. As rosas se caracterizam por arbustos e trepadeiras providos de acúleos e com folhes simples, partidas em 5 ou 7 lóbulos de bordos penteados.
A diferença entre as duas é o tamanho, sendo que a importada é maior. A flor é associada à paixão e faz sucesso entre os apaixonados e é uma boa alternativa para qualquer ocasião. O produtor Sidlei Mendes explicou que as rosas florescem o ano todo. Por isso, é tão comum encontrar a planta em qualquer época do ano.
As rosas silvestres (ou seja, que crescem na natureza) quase sempre têm cinco pétalas; as rosas cultivadas geralmente têm muitos conjuntos de pétalas. As pétalas saem de uma estrutura carnosa conhecida como fruto da roseira.
A cor rosa é geralmente considerada uma cor que representa as coisas de forma "feminina", feliz, suave, fantasiosa. Quando alguém usa esse termo como em "Você tem que parar de achar que a vida é cor de rosa", quer dizer que a outra pessoa enxerga a vida de forma muito otimista/fantasiosa etc.