Como prevenir a raiva?
Evitar o contato com sangue infectado ou de quem se desconheça o estado de saúde, não partilhar objetos cortantes e perfurantes, nem instrumentos usados para a preparação de drogas injetáveis, e usar sempre preservativo nas relações sexuais são as principais formas de prevenir o contágio.
Na ausência de uma vacina contra a hepatite C, o melhor é optar pela prevenção, evitando, acima de tudo, o contato com sangue contaminado.
A hepatite A é uma doença infecciosa aguda, causada pelo vírus da hepatite A, que produz inflamação e necrose do fígado. A transmissão do vírus é fecal-oral, através da ingestão de água e alimentos contaminados ou diretamente de uma pessoa para outra. Uma pessoa infectada com o vírus pode ou não desenvolver a doença.
O chamado período de incubação, maior nas crianças do que nos adultos, dura entre 20 a 40 dias, espaço de tempo em que não se revelam quaisquer sintomas. A infecção pode durar seis meses, mas a maioria dos doentes recupera ao fim de três semanas.
Em alguns casos, o vírus é eliminado, mas em outros permanece no organismo para sempre. Na hepatite A, a mais comum de todas, isso não acontece.
O tempo de tratamento varia com o perfil de cada paciente, mas na maioria dos casos o tempo é indeterminado, ou seja, contínuo. Em alguns pacientes (não cirróticos e HBEAG positivo - de acordo com protocolo brasileiro de hepatite B) o tratamento é feito com interferon e dura apenas 6 meses. A medicação é dada pelo SUS.