Resposta. x = 120g de água.
Resposta. 40ºC é a temperatura procurada.
A curva de solubilidade representa a fronteira entre as regiões insaturada e supersaturada, e qualquer ponto dessa curva indica que a solução está saturada. O sal mais solúvel em água, a 50ºC, é o NaCl. A menor quantidade de água necessária para dissolver completamente 50 gramas de NaNO3 a 35ºC é 100 gramas.
Solubilidade é a propriedade física das substâncias de se dissolverem, ou não, em um determinado líquido. Denomina-se soluto, os compostos químicos que se dissolvem em outra substância. O solvente é a substância na qual o soluto será dissolvido para formação de um novo produto.
A água é capaz de dissolver substâncias no estado líquido, sólido e gasoso, sendo essa característica uma consequência de sua polaridade, que permite que suas moléculas hidratem íons e outras moléculas também polares. ... Assim sendo, há anulação das cargas, o que faz os íons desprenderem-se do sólido.
Solúveis: aqueles que se dissolvem no solvente. O cloreto de sódio (soluto), por exemplo, é solúvel na água (solvente); ... Insolúveis: aqueles não se dissolvem no solvente. A areia (soluto), por exemplo, é insolúvel na água.
Quando dissolvemos o sal na água, as características elétricas da molécula de H2O interferem com a atração eletrostática dos íons do sal, que se enfraquecem e se dispersam pelo líquido de novo na condição de íons livres.
Há uma série de reações quando se dissolve NH4Cl em água. A amônia então liga-se aos íons OH- da dissociação da água, gerando uma sobra de íons H3O+.
Temperatura: quanto mais elevada estiver a temperatura de um líquido maior será a dissolução. ... Como já foi dito, a dissolução ocorre porque as moléculas do solvente envolvem as partículas de sólidos do soluto dissolvendo-os, quanto maior for a superfície de contato deste sólido mais rápida será a dissolução.
Resposta. Resposta: porque a água é um solvente universal e poucos líquidos como o óleo, possuem essa propriedade.