Veja mais sobre a orixá das águas e confira algumas orações No dia 8 de dezembro celebra-se o dia de Oxum, deusa do amor e prosperidade afro-brasileira. Oxum é a senhora da união, fertilidade e fecundidade, ouro, pedras preciosas e arte da adivinhação através dos Búzios.
Orixá associado à criação do mundo e da espécie humana. ... É calmo, sereno, pacificador, é o criador, portanto respeitado por todos os Orixás e todas as nações. A Oxalá pertence os olhos que vêem tudo.
Para acender uma vela ao seu orixá de cabeça ou anjo da guarda, escolha um pequeno prato onde possa colocar a vela (pode ser usado novamente depois da queima da vela), e coloque ao lado do prato um copo de água cheio. Acender a vela e fazer seu pedido ou agradecimento.
Passo-a-passo:
“Peço a Exú, que proteja da inveja e do olho gordo, e mantenha meus caminhos abertos no amor e nas finanças, Larôiê Exú! Peço a Ogum, que proteja nas lutas que tenho que enfrentar, e feche meu corpo contra feitiços e perigos mundanos. Ogunhê, Meu pai Ogum! Peço a Oxóssi que não falte o sagrado alimento de cada dia.
A religião acredita nos orixás como espíritos ancestrais, que se comunicam com a terra por meio da incorporação de médiuns. ... Durante a incorporação, alguns orixás/espíritos fazem uso do tabaco e bebida por parte dos médiuns.