"Nesse período do ciclo feminino é frequente uma fase de melancolia, de leve depressão; um sentimento um pouco de isolamento, de falta de vontade em relação às coisas, e um aumento da irritabilidade. Mas se você sofre do Transtorno Disfórico Pré-Menstrual, há uma exacerbação das questões emocionais e até físicas.
Os sintomas emocionais mais comuns da TPM são: Choro sem motivo. Hipersensibilidade. Nervosismo e ansiedade. Tristeza e raiva alternadas.
Para tratar a TPM, que é a síndrome da Tensão Pré Menstrual, existem medicamentos que ajudam a aliviar tanto os sintomas de irritabilidade e tristeza, como fluoxetina e sertralina, e os sintomas de dor e mal-estar, como o ibuprofeno ou ácido mefenâmico, mais conhecido como ponstan, por exemplo.
Dicas para melhorar o seu humor na TPM
Durante a TPM é muito normal acontecer mudanças de humor nas mulheres, pois o hormônio serotonina (responsável pela sensação de bem estar) é o primeiro que sofre alterações nesse período.
Os baixos níveis de estrógeno no corpo da mulher e na elevação de progesterona durante esse período do mês são as causas para as alterações de humor.
A principal causa da TPM é a alteração hormonal durante o período menstrual, que interfere no sistema nervoso central. Parece existir uma conexão entre os hormônios sexuais femininos, as endorfinas (substâncias naturais ligadas à sensação de prazer) e os neurotransmissores, tais como a serotonina.
Principais sintomas de TPM e como aliviar
Sintomas de TPM
Mais de 150 sintomas foram relacionados à tensão pré menstrual, sendo os principais: irritabilidade, tensão, depressão, cefaleia, mastalgia, dor nas pernas, compulsão por doces etc., que começam dias antes da menstruação, melhorando rapidamente com seu início.
A TPM dura até a fase final da menstruação. Supondo que você note dores de cabeça, inchaço e oscilações de humor durante 5 dias antes da menstruação e fique menstruada por mais 5, isso significa que a sua TPM, provavelmente, vai durar 10 dias. Isso mesmo, durante 10 dias, você vai viver uma montanha-russa de sensações.
4. O tempo de duração da TPM varia de 7 a 10 dias antes da menstruação, e segue até o fim dela. 5. Se a mulher apresentar sintomas de TPM frequentemente após o término, é recomendado buscas ajuda de um profissional, porque possivelmente é um problema mais sério.
Os critérios médicos para o diagnóstico de TPM são: Sintomas que se apresentam durante os cinco dias antes do início da menstruação, por ao menos três ciclos menstruais. Esses sintomas passam cerca de 4 dias depois da menstruação.
Menstruação: dias 1 a 4 do ciclo menstrual Considerando a fisiologia feminina, ela ocorre cerca de 14 dias depois da ovulação do ciclo anterior – ou, em outras palavras, a menstruação acontece alguns dias depois do período fértil.
Os sintomas de gases intestinais ou estomacais são relativamente frequentes e incluem a sensação de barriga inchada, ligeiro desconforto abdominal e arrotos constantes, por exemplo.
Dor de ovulação, às vezes também chamada de dor do meio do ciclo, pode surgir como uma dor aguda ou como uma cólica suave e acontece do lado do abdômen onde o ovário está liberando um óvulo (1–3). Geralmente acontece entre 10-16 dias antes do início da menstruação e não é perigosa, além de ser normalmente leve.
Cólica menstrual, ou dismenorreia, é uma dor pélvica provocada pela liberação de prostaglandina, substância que faz o útero contrair para eliminar o endométrio (camada interna do útero que cresce para nutrir o embrião), em forma de sangramento, durante a menstruação, quando o óvulo não foi fecundado.
A seguir, veja o que dá para fazer em casa para aliviar as cólicas menstruais.