De forma simplificada, o limite de 3% está relacionado à comparação e identificação de trechos raros entre os documentos A e B. Os trechos raros são sequências de palavras que aparecem poucas vezes, geralmente apenas uma, em cada documento.
A saber, existem consequências jurídicas cíveis, criminais e administrativas para o plagiador. ... O aspecto criminal do plágio está previsto no artigo 184 do Código Penal, que prevê a pena de três meses a um ano, ou multa, a quem violar direito autoral.
Não basta incluir os textos utilizados nas referências bibliográficas, que indicam apenas as obras consultadas pelo autor para desenvolver o trabalho. Para evitar o plágio, o pesquisador deve citar, tão logo utilize a ideia de terceiros, qual a fonte de pesquisa de onde aquela ideia foi extraída.
Para evitar qualquer caracterização de autoplágio, o uso de textos e trabalhos anteriores do próprio autor deve ser assinalado, com as devidas referências e citações. O autor deve assegurar-se da correção de cada citação e que cada citação na bibliografia corresponda a uma citação no texto do manuscrito.
Procure uma forma de contato, principalmente particular, como e-mail ou formulário do blog dela. Coloque o link do plágio encontrado. Como anteriormente citado, o plágio pode ser completo ou parcial; de um ou mais autores; descarado ou disfarçado.