O tecido adiposo é um tecido que tem origem na mesoderme do embrião. Ele é caracterizado por ser uma variedade do tecido conjuntivo em que predomina a existência de adipócitos, células adiposas capazes de acumular lipídios. Esse tecido se localiza principalmente na hipoderme, região localizada logo abaixo da pele.
A formação do tecido adiposo ocorre com base nas células do mesênquima (tecido embrionário) indiferenciadas. Como sabemos, os adipócitos são capazes de armazenar gordura em seu citoplasma, sendo observado no início de sua formação o acúmulo dessa substância em pequenas gotículas.
O tecido adiposo unilocular apresenta grande vascularização. Ele recebe a denominação de tecido adiposo amarelo, pois apresenta gordura com coloração que vai do branco ao amarelo-escuro. Essa coloração é conseguida graças à deposição de carotenos, os quais se dissolvem na gordura e são obtidos pela alimentação.
Resposta. R: Adipócitos. Amarzenamento de energia e produção de calor.
A função primordial do tecido adiposo é o armazenamento de gordura e servir como reserva energética do organismo, mas também pode atuar como isolante térmico, (ajudando na manutenção da temperatura do corpo) e como amortecedor (proteção contra choques mecânicos), posicionando-se entre a pele e os órgãos internos.
A célula adiposa tem o núcleo periférico pois a gota de gordura ocupa quase todo o volume celular.