DE FORMIGAS A maioria das formigas dificilmente nos leva a notar sua mordida. Outras como a formiga vermelha, no entanto, injetam um veneno que inflamará a pele e normalmente causará a aparência de uma bolha. Deve ser tratado com um creme de cortisona, mas não estourar, de modo que a infecção não se espalhe.
Você sente instantaneamente uma dor aguda seguida de inchaço local. Em algumas pessoas além da dor há também coceira. Tanto a picada de abelha quanto a de marimbondo deixam uma mancha avermelhada e uma mancha branca no centro, onde o ferrão perfurou a pele e ainda está preso.
Essa substância é liberada como uma reação às enzimas estranhas ao seu corpo, presentes no veneno injetado pelo ferrão do inseto. Quanto mais histamina é liberada, aumentam a vermelhidão e a coceira.
A histamina eleva a circulação de sangue no local, o que deixa a pele vermelha e inchada, mas também aumenta a presença de células protetoras no local. Só que um efeito desagradável da histamina é a coceira. O pior é que, ao coçar a feridinha, a pessoa pode infeccionar o local com bactérias presentes nas unhas.
Doenças de Chagas
A malária é transmitida por meio da picada de fêmeas do mosquito Anopheles infectadas pelo protozoário Plasmodium. O período de incubação da malária varia de acordo com a espécie de plasmódio. A malária não pode ser transmitida pela água.