As cores frias compreendem: o azul, o verde e o violeta. Segundo a temperatura das cores, essas matizes estão relacionadas ao gelo, ao mar, ao vento e demais elementos da natureza. Na psicologia, alguns estudos afirmam que as cores são capazes de causar efeitos sobre as pessoas.
Cores frias no círculo cromático
No grupo das cores quentes está o vermelho, o laranja e o amarelo. As cores quentes são aquelas que transmitem sensação de calor, alegria e descontração. Enquanto no grupo das cores frias está o azul, violeta e verde. As cores frias passam a ideia de calma, tranquilidade e esperança.
No conceito da “Temperatura das Cores” ficou estabelecido que:
O conceito Monocromático é quando uma impressora realiza apenas impressões em uma cor, não necessariamente o preto. Essas impressoras podem imprimir em azul, vermelho, preto, mas sempre uma cor por vez. Os monitores monocromáticos tinham apenas uma cor, o fósforo branco, verde, âmbar, entre outras.
As cores da estação, tendência e inspiração para sua criação
O tom azul atlântico nada mais é do que uma versão do classic blue, cor elegida pela Pantone para ser a cor de 2020. Este tom é reconfortante e remete ao céu e elementos do oceano, sendo perfeita para criar looks monocromáticos, minimalistas e sofisticados.
Estes tons já apareceram no verão de 2020, mas de forma mais tímida, e agora prometem ser os grandes protagonistas do streetstyle da próxima temporada. Dos tons pastéis que estarão em alta, temos o rosa, verde, amarelo e lilás que estarão entre os mais pedidos da paleta de cores açucaradas.
verde mint
Já sabemos quais são as cores de 2021: o cinza e o amarelo! As tonalidades "Yellow Illuminating" e o "Ultimate Grey" foram definidas pela empresa consultoria PANTONE, famosa por ditar os tons de cada ano para o universo da moda, design e arquitetura.
Os tons metálicos (sejam ele dourado, prata e até mesmo rose gold) apareceram em peso nas principais passarelas do mundo e prometem ser um dos queridinhos para a temporada de outono/inverno!
9 técnicas para criar com cores monocromáticas
Exemplo: A Monocromia é o esquema mais simples de cor, que se desenvolve utilizando só uma cor com as suas diferentes intensidades de valor e tonalidades. Um bom exemplo deste esquema monocromático, são as pinturas das épocas azul e rosa de “Pablo Picasso”.
Uma pintura que emprega vários tons de uma mesma cor recebe o nome de monocromia: a arte feita com uma única cor, com variação de tonalidades. É a harmonia obtida através da adição gradativa de branco ou preto a uma única cor primária, secundária ou terciária.
Significado de Monocromia substantivo feminino Caráter ou qualidade do que tem apenas uma cor. [Figurado] Monotonia, falta de variação.
A Teoria das Cores trabalha principalmente a relação entre cor e luz, ou seja, determina que a cor é uma propriedade da luz e não dos próprios objetos. Então, as cores seriam sensações produzidas pelos nossos olhos e não algo que “existe”, de maneira concreta.
A cor-luz ou cor-energia é toda cor formada pela emissão direta de luz. Já a cor-pigmento é a cor refletida por um objeto, isto é, a cor que o olho humano percebe. A cor luz é a encontrada nos objetos que emitem luz, como monitores, lanternas, televisão.
Define-se cor como sendo a sensação produzida quando a luz de diferentes comprimentos de onda atinge a retina do olho humano.
Absorção ocorre quando um corpo escuro, iluminado por alguma fonte, absorve todas as cores e reflete a luz de sua própria cor. Exemplo: Um corpo vermelho, iluminado por uma luz branca, absorve todas as cores e reflete o vermelho.