As línguas de sinais são de modalidade gestual-visual, e o espaço é o canal de comunicação. Nele, frases, textos e discursos são produzidos e articulados através dos sinais. São consideradas línguas naturais, pois surgiram da interação espontânea entre indivíduos.
Nível morfológico: Está relacionado ao estudo da palavra, é a nossa capacidade de analisar a função, estrutura, flexão, processos de formação e classificação das palavras. ... Nos permite também alterar o sentido das palavras adicionando prefixos e sufixos como por exemplo em felicidade e infelicidade.
Podemos interagir e nos comunicar com outras pessoas por meio de diversos níveis de linguagem: padrão, coloquial, gírias, regionalismos e linguagem vulgar. A interação verbal entre os sujeitos é possível por meio das palavras e pode ser realizada por meio da fala e/ou da escrita.
Existe variação sintáctica quando varia a construção frásica ou a regência de um verbo ou a concordância, etc. Por exemplo, a construção estou a pensar é substituída no Brasil por estou pensando.
São os chamados dialetos, que são as marcas determinantes referentes a diferentes regiões. Como exemplo, citamos a palavra mandioca que, em certos lugares, recebe outras nomenclaturas, tais como: macaxeira e aipim. Figurando também esta modalidade estão os sotaques, ligados às características orais da linguagem.
A variação individual na sócio-sexualidade pode ser entendida como diferentes soluções para o dilema de alocação de investimento na busca de parceiros ou no investimento parental, mediante os diferentes desafios do ambiente de desenvolvimento individual.
A sociolinguística ou sociologia da linguagem, é uma disciplina da linguística que estuda os aspetos resultantes da relação entre a língua e a sociedade, concentrando-se em especial na variabilidade social da língua. ... Também parece haver diferenças entre a linguagem usada pelos homens e a linguagem usada pelas mulheres.
Variação linguística é o movimento comum e natural de uma língua, que varia principalmente por fatores históricos e culturais. Modo pelo qual ela se usa, sistemática e coerentemente, de acordo com o contexto histórico, geográfico e sociocultural no qual os falantes dessa língua se manifestam verbalmente.
Linguística histórica (ou linguística diacrônica) é a disciplina linguística que estuda o desenvolvimento histórico de uma língua - como ela surgiu, quais línguas influenciaram sua estrutura e uso, as mudanças que sofreu ao longo do tempo e o porquê dessas mudanças, etc.
Significado de Diacrônico adjetivo Que estuda ou entende uma situação, ou reunião de fatos, de acordo com a sua evolução no tempo. [Linguística] Que se baseia na evolução histórica uma língua. ... Etimologia (origem da palavra diacrônico). Diacronia + ico.
Variação situacional diz respeito a ocasião que ocorre a comunicação. Por exemplo, quando uma pessoa está em uma audiência com um juiz, ela não fala da mesma maneira como quando está com os amigos. ... Uma conversa com os amigos por exemplo, utiliza-se em sua maioria, a linguagem informal, com o uso de gírias.
substantivo feminino Ação ou efeito de sincronizar, de ocorrer ao mesmo tempo. Condição do que acontece de maneira simultânea, ao mesmo tempo, podendo ter ou não relação entre si; simultaneidade.
Significado de Sincrônico adjetivo Que se passa ao mesmo tempo que outra coisa; simultâneo. Que é da mesma época; síncrono.