Então, afinal, o que é o positivismo jurídico? ... No século XIX o positivismo jurídico se impõe como forma de pensamento que recusa à metafísica e o Direito Natural, assim como, impede ao juiz o poder de emitir opinião crítica sobre a justiça ou injustiça do direito que deve aplicar[28].
O positivismo jurídico se relaciona causalmente com o processo histórico de derrota do direito natural e a substituição das normas de origem religiosa e costumeira pelas leis estatais nas sociedades europeias da Idade Moderna. Trata-se do fenômeno que foi rotulado “surgimento da positividade do direito”.
De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. ... Para Miguel Reale, o Neopositivismo é o Positivismo que deixou de ser uma teoria geral, para ser uma teoria do conhecimento.
Jusnaturalismo consiste no direito à vida que todo o cidadão possui, sendo positivado em nossa constituição. ... Positivismo jurídico ou juspositivismo consiste em um direito efetivo posto pelas autoridades, independendo de critérios de mérito, que são decorrentes de sistemas normativos e valores morais.
Traz Norberto Bobbio: “O Jusnaturalismo é uma concepção segundo a qual existe e pode ser conhecido um 'direito natural' (ius naturale), ou seja, um sistema de normas de conduta intersubjetiva diverso do sistema constituído pelas normas fixadas pelo Estado (direito positivo) ”.
O direito natural é a ideia universal de justiça. É o conjunto de normas e direitos que já nascem incorporados ao homem. Também pode ser chamado de Jusnaturalismo. Alfuns exemplos de direitos naturais são: o direito à vida, à liberdade, à reprodução e corresponde à ideia de justiça.