Assim, indiscutível a influência que os valores exercem no âmbito da ciência do Direito, seja porque o homem por natureza valora tudo que o cerca, seja porque como o fim último do Direito é a justiça, este não pode ser concebido à base de uma ciência pura, isolando-o da realidade que o envolve.
A Filosofia é diferente de outros tipos de ciências porque não é uma ciência no mesmo sentido da Biologia ou da Química, por exemplo, que possuem um objeto de estudo bem definido. O seu objeto de estudo é o mundo em todas as suas dimensões e o homem enquanto ser racional que vive nesse mundo.
Entender que filosofia e ciência eram uma coisa só durante grande parte da história e da história do pensamento humano, significa que elas se desenvolveram lado a lado, de forma a antigamente serem complementares. ... Logo, filosofia e ciência podem ser complementares, mas abordam temáticas distintas. Bons estudos!
Sobre o fato de que a Filosofia é considerada a mãe de todas as ciências, podemos compreender que esse título foi dado a esta ciência haja vista que a partir de seus estudos, ela é capaz de incentivar que o indivíduo, como pensador que é, buscar sempre novas respostas e resultados para os questionamentos.
Olá! Filosofia: é a capacidade humana de organizar o pensamento por meio da linguagem, é a busca da verdade através da razão. Ciência: é a busca de conhecimento e informações através de estudos e pesquisas.
Apesar da ciência ter herdado a argumentação racional que surgiu com os primeiros filósofos, a diferença entre ciência e filosofia reside no fato da ciência estar comprometida com demonstrações empíricas, enquanto que a filosofia se permite trabalhar com conceitos que estão além de qualquer demonstração física.
A ciência busca aprofundar sua base no método e na pesquisa enquanto a filosofia parte da indagação e na crítica filosófica. A religião se atém ao conhecimento teológico.
O conhecimento científico compreende as informações e fatos que são comprovados por meio da ciência; O conhecimento filosófico nasce a partir das reflexões que o ser humano faz sobre questões subjetivas; O conhecimento teológico, ou religioso, é o baseado na fé religiosa, acreditando que ela detém a verdade absoluta.