O método das partidas dobradas possui uma regra fundamental: para cada débito existe um crédito correspondente. ... O importante neste método é que a soma dos débitos é igual à soma dos créditos. Esse princípio determina a equação dos demonstrativos contábeis.
A finalidade do método das partidas dobradas descreve que para cada lançamento contábil em uma empresa, a quantia lançada nas contas a débito deve ser sempre igual ao total do valor lançado nas contas a crédito. Ou seja, para todo débito corresponde um crédito de igual valor e vice-versa.
Obra de Luca Luca foi o difusor da Teoria Contábil do Débito e do Crédito, que corresponde à teoria dos números positivos e negativos. A teoria destacava, inicialmente, os requisitos necessários ao bom comerciante, conceituando as teorias para a realização de inventário e como fazê-lo.
[ Contabilidade ] Método contabilístico para registo do débito e do crédito, segundo o qual qualquer débito numa conta origina o crédito noutra e vice-versa.
Conta Credora ⇒ é uma conta cuja finalidade é receber os valores financeiros de seus devedores. Conta Devedora ⇒ é ela que acerta (paga) seus compromissos à aqueles que lhe fornecem algo.
Via de regra, as contas estáveis devedoras são componentes do Ativo e das Despesas e Custos, como, por exemplo, Caixa, Bancos conta Movimento, Contas a Receber, Estoques, Impostos a Recuperar, Despesas com Pessoal, Despesas com Depreciação e Custos de Produção.
Contas estáveis devedoras são as que apresentam sempre saldo devedor, são exemplos de contas estáveis devedoras: Caixa, Bancos, Duplictas a Receber, Estoques, Imobilizado, Custo, Despesas, etc.
O Plano serve como base para que a contabilidade norteie seus trabalhos de registros dos fatos a atos referentes à organização, chamado de escrituração contábil. Um plano de contas deve ser completo, bem estruturado, condizente com as normas e preceitos contábeis aceitos.
Dessa forma, extraímos que toda obrigação tem esses três elementos: sujeito, vínculo e prestação. Os sujeitos da obrigação podem ser divididos em: a) sujeito ativo - é o credor, aquele que tem direito a uma prestação; b) sujeito passivo - é o devedor, aquele que deve realizar a prestação.
substantivo masculino Aquele a quem se deve dinheiro ou outra coisa; quem emprestou dinheiro: o vizinho passa a vida correndo dos credores! Pessoa ou empresa que vendeu algo por crediário, pagável em prestações. Quem faz jus a algo; merecedor, digno: ser credor da estima de alguém.
Para sabermos se uma conta é Devedora ou Credora, podemos aplicar algumas regras. Conforme PADOVEZE, tudo que aumenta um saldo DEVEDOR é um CRÉDITO, tudo que diminui um saldo DEVEDOR é um Crédito, tudo que aumenta um saldo CREDOR é um crédito e tudo que diminui um saldo CREDOR é um Débito.
Por isso, a natureza das contas do ativo é devedora, ou melhor, os ativos são bens usados pela empresa, assim ela deve isso a quem financiou as suas atividades. E a natureza das contas do passivo é credora, ou seja, é o crédito que os financiadores têm na empresa.
A natureza D/C significa ser conta Hibrida ou Mista, ou seja, possui saldo Devedor ou Credor. No Passivo estão elencadas contas contábeis que apresentam saldo final predominantemente CREDOR.
Elas podem ser divididas em dois grandes grupos:
São exemplos de contas patrimoniais de natureza credora:
O papel da classificação é justamente esse, dando agilidade ao controle e à consulta dos dados contábeis. Se ela é feita de forma detalhada, o levantamento de informações para os relatórios é mais ágil e confiável. Afinal, os dados são disponibilizados com transparência, de forma inteligível e organizada.
Segundo a legislação brasileira, conforme a Lei 6404/76, as contas do Patrimônio Líquido são as seguintes: