A prática de atividade física é um elemento valioso de vida para as pessoas de todas as faixas etárias, especialmente para os idosos, pois é extremamente importante na manutenção da saúde, da flexibilidade e da longevidade, bem como atua na redução de dor e sintomas de doenças físicas.
Com relação aos fatores físicos destacam-se o aumento da força, massa muscular e densidade óssea, diminuição das dores articulares, prevenção e tratamento da osteoporose, melhora na capacidade aeróbica, diminuição da gordura corporal, entre outros (ROCHA et al., 2008).
Benefícios
Caminhadas. Com caminhadas diárias, o idoso previne ataques e problemas do coração, controla a pressão arterial e reduz os níveis de colesterol. Além de tonificar os músculos e fortalecer os ossos, a caminhada diária aumenta a energia, controla o peso, melhora o sono e o bem-estar físico e mental.
Atividade física para idosos: conheça as 6 mais indicadas
2 Por que as pessoas têm tanta dificuldade em iniciar uma atividade física? RA – Alguns fatores decorrentes da própria idade colaboram para essa dificuldade, a exemplo do declínio funcional e das questões emocionais e sociais.
Para os idosos que estiverem em boa condição física, recomenda-se aumentar o tempo dedicado à atividade física para 300 minutos por semana, no caso de atividades de intensidade moderada, ou 150 minutos semanais para atividades de alta intensidade.
A recomendação da OMS é que a partir dos 65 anos, seja uma atividade física moderada, de preferência em grupo, no mínimo três dias por semana e em intensidade que varia de acordo com as condições de saúde e de mobilidade de cada pessoa.
Os benefícios da atividade física vão muito além de apenas reduzir peso, e para os portadores de doenças crônicas é de extrema importância. O exercício regular é ótimo para o controle de doenças como hipertensão, obesidade, diabetes, entre outras enfermidades crônicas.
Idosos que realizam atividade física periodicamente tem melhor independência funcional e melhor qualidade de vida do que aquele sedentário.
Com os pés apoiados no chão, levar a ponta de um pé em direção ao joelho. Troque o pé e faça três séries de quinze repetições em cada pé. Em pé, apoiado em uma cadeira ou parede, tire um pé do chão e leve seu joelho em direção ao peito. Troque de perna e faça três séries de quinze repetições em cada perna.
Este exercício físico consiste em realizar elevações do calcanhar desde o chão até ao ponto mais alto que conseguirmos e promove a ativação das estruturas do pé (articulações do pé, tornozelo e músculos do pé e da perna).