A Escola de Frankfurt e a Teoria Crítica surgiram após a Primeira Semana de Trabalho Marxista, um evento organizado por Félix Weil. A intenção do evento era buscar uma nova interpretação do marxismo, mais pura e fiel às ideias de Marx e com possibilidade de aplicação no cenário do século XX.
A principal critica dos frankfurtianos ao marxismo é que o as teorias iluministas e positivistas no se sustentam.
A razão instrumental busca sempre a dominação sobre a natureza, sobre os seres humanos e sobre o próprio indivíduo. De acordo com Horkheimer, na sociedade burguesa há um crescente predomínio da razão instrumental.
À razão instrumental, Horkheimer opõe a razão crítica. A razão instrumental nasce quando o sujeito do conhecimento toma a decisão de que conhecer é dominar e controlar a Natureza e os seres humanos. ... "' (Max Horkheimer, Eclipse da Razão, Ed.
A "razão instrumental" para os Frankfurtianos significa o poder de agir na natureza e poder modicar ela. A razão é de extrema importância para a sociedade, uma vez que por meio da razão pode - se pensar e agir de forma racional.
A razão instrumental baseia-se na ideia de utilidade. Indo por esta linha de pensamento, o valor das coisas radica naquilo para que servem. Se uma coisa não servir para nada (não tiver utilidade), carece de valor na perspectiva da razão instrumental.
Resposta: Deste modo, ele tenta demonstrar que tudo que o homem conhece são antropomorfismos criados pelo intelecto. Isto é, o intelecto cria formas para as coisas. Esta noção do intelecto coincide com a hipótese de Schopenhauer, de que a razão é um instrumento para auxiliar a vida do homem.
O termo Razão instrumental foi provavelmente cunhado por Max Horkheimer e para criticar esse conceito, ele defendeu a Razão Crítica. ... Seus representantes concluíram que esta constituía-se como razão crítica, em oposição à razão instrumental (que se definia pela relação entre meios e fins).
A Razão Crítica supera a Razão Tradicional não por negação, mas por incorporação. A Razão Crítica que questiona os porquês, as utilizações, os interesses, as consequências históricas e os resultados obtidos pela ciência.
A racionalidade comunicativa se apresenta como uma alternativa crítica a essa concepção introspectiva e intuitiva do conhecimento. A concepção comunicativa de razão encontra nas expressões gramaticais elementos que tornam possível o conhecimento por atos de fala.
O agir instrumental está ligado aos intrumentos que utilizamos para determinada ação de modo a pautarmos em algo, sem para tanto, utilizar o juízo de valores. ... Também podemos notar isso quando uma pessoa se opõe a fazer algo, ou faz algo em prol de seus valores éticos e morais.
Se existe uma racionalidade instrumental mediada pela economia e pelo poder, existe todo um agir comunicativo, que busca o entendimento e o assentimento entre sujeitos, tendo em vista uma ação comum, baseado na forma sem violência do discurso argumentativo.
No caso de Habermas, A Ética do Discurso fundamenta-se na Teoria da Ação Comunicativa, que sugere uma fundamentação racional-intersubjetiva da escolha sobre valores, numa razão comunicativa entre sujeitos que cooperam na busca da verdade. Supõe normas racionalmente validáveis.
HABERMAS está ligado à Escola de Frankfurt, um movimento intelectual que procurou introduzir o pensamento marxista na Alemanha, após a primeira guerra mundial. Mas essa cor- rente tomou com o tempo a via da heterodoxia, assimilando influências várias como as da psicanálise, da história, da esté- tica e outras áreas.
Escola de Frankfurt é o nome genérico que normalmente se atribui a um grupo de intelectuais do século 20. ... Os principais nomes da primeira geração de Frankfurt são Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Herbert Marcuse, Erich Fromm e Leo Lowenthal. Da segunda, Jürgen Habermas, Albrecht Wellmer e Otto Apel.
Ética do discurso na construção normativa Habermas afirma que para que uma norma seja válida ela deve partir de um diálogo entre diferentes partes que apresentem diferentes argumentos, portanto o Discurso tem grande importância para a democracia e a legislação democrática.
A Ética do Discurso de Habermas (1989a) é conhecida por sua sugestão de que a racionalidade e a argumentação deveriam guiar os seres humanos no processo de decisão daquilo que faz sentido e daquilo que aceitam como correto para suas vidas.