As fibras elásticas são formadas pela proteína elastina e por microfibrilhas de fibrilhina. São responsáveis pela elasticidade do tecido, prendendo a pele aos músculos subjacentes, por exemplo, nos pulmões e parede dos vasos sanguíneos.
Na pele, essas proteínas são formadas principalmente por colágeno tipo I (85%) e III (15%), que ajudam a manter a pele hidratada, elástica e resistente. Já para as articulações e tecidos, o colágeno tipo II é o mais indicado, e auxilia na adesão das estruturas. Além disso, há 28 tipos de colágeno.
Pulmões e Parede Torácica - Propriedades elásticas. O pulmão tem tendência natural ao colapso, devido à presença de fibras elásticas em sua composição histológica. Lembre que um elástico, por exemplo, permanece contraído e necessita que alguma força seja aplicada a ele para que ele se distenda.
Elasticidade pulmonar: Denomina-se elasticidade à propriedade de um determinado material( pulmão) retornar ao seu estado morfológico de repouso após ter sofrido deformação causada por uma força externa.
Alimentos fontes de fibras
São boas fontes dessas fibras, aveia, morango e frutas com casca como a maçã, a pera e o pêssego, além das leguminosas secas, como o feijão, a ervilha, a lentilha e o grão-de-bico. As fibras insolúveis, por sua vez, garantem uma textura mais firme a alguns alimentos.
A massa muscular do corpo humano é composta por dois tipos principais de fibras musculares que são as vermelhas e as brancas. As fibras vermelhas são também chamadas de Tipo I ou de contração lenta e as brancas de Tipo II ou de contração rápida.
Teor de fibras nas frutas
Para te ajudar a atingir sua recomendação diária de fibras, fizemos uma lista com 10 alimentos rico em fibras. Confira!
Um conselho para aumentar o consumo de fibras na dieta é incluir alimentos crus e com casca, principalmente as frutas e os vegetais, assim como grãos, sementes e cereais integrais, evitando alimentos refinados como a farinha de milho, a farinha de trigo e o arroz branco.
Alimentos à base de fibras solúveis
Os alimentos ricos em fibras insolúveis são:
Alguns dos alimentos mais pobres em fibras que podem ser inseridos neste tipo de dieta, são:
Alimentos ricos em proteínas: conheça 10 deles e saiba como usá-los na sua dieta
Goiaba – A goiaba pode ser considerada como um dos frutos com mais elevado teor de proteínas. 100 g desta fruta fornece 2,55 g de proteína, e um único copo de pedaços de goiaba pode fornecer 4,21 g de proteína.
A importância de proteína no café da manhã
Lista de alimentos vegetais proteicos
As 10 melhores fontes de proteína vegetal
Fique sabendo! As proteínas exercem funções estruturais, reguladoras, de defesa e de transporte em nosso organismo. ovos e leite, como suas principais fontes. Esses alimentos realmente são excelentes fontes de proteínas, pois fornecem todos os aminoácidos de que o organismo precisa.
1. Soja – completa, com todos os aminoácidos essenciais, é considerada a rainha das proteínas vegetais. A “carne” e a bebida de soja, assim como o tofu, são ingredientes indispensáveis na cozinha veggie. O grão pode ser consumido em saladas, refogados, sopas.
As principais fontes desse nutriente são as leguminosas (feijão, ervilha, grão-de-bico, lentilha), que são complementadas com verduras e oleaginosas – inclusive a pasta de amendoim, que contém 4 g de proteína em uma colher de sopa.
Ou seja, de facto a animal tem mais proteína do que a vegetal, mas isso não invalida a necessidade do nosso corpo pelas duas. “Assim, devemos aliar uma dieta combinada com os dois tipos de proteína, garantindo todos os aminoácidos essenciais ao organismo.
Os alimentos mais ricos em proteínas são os de origem animal, como a carne, o peixe, ovo, leite, queijo e iogurte.
Os vegetais mais ricos em proteína são as leguminosas, não as frutas. As frutas são principalmente ricas em água, fibras e açúcares, mas algumas delas podem de fato ter um teor perceptível deste nutriente, como abacate, romã, jaca, maracujá, goiaba, banana, tâmara, ameixas e damascos secos e uvas passas.
Abadejo
Os alimentos para ganhar massa muscular são os ricos em proteínas como carnes, ovos e leguminosas como feijão e amendoim, por exemplo. Mas, além de proteínas, o corpo também precisa de bastante energia e gorduras boas, que são encontradas em alimentos como salmão, atum e abacate.