A Mesopotâmia abrigou parte das primeiras civilizações da humanidade. A presença em sua região dos rios Tigre e Eufrates foi fundamental para que o homem, a partir do desenvolvimento da agricultura e da criação de animais, pudesse sedentarizar-se e formar cidades naquele local.
Mesopotâmia foi o nome da região localizada entre os rios Tigre e Eufrates, no Oriente Médio, principalmente onde hoje se concentra o Iraque. ... A palavra “Mesopotâmia” teve origem no idioma grego e significa “terra entre rios”, fazendo menção exatamente aos dois rios que banhavam seu território.
Qual o significado da palavra Mesopotâmia e de cidade-estado: * 1 ponto. ... Mesopotâmia significa “terra entre rios” e cidade-estado, cidades independentes.
a) Por que a região destacada é chamada de crescente fértil? POR SER UMA REGIÃO FÉRTIL, PROPÍCIA A AGRICULTURA E TAMBÉM POR TER O FORMATO DE UM ALUA CRESCENTE.
Resposta: É uma palavra de origem grega que significa "terra entre nós" - uma referencia aos rios Tigre e Eufrates. Explicação: A mesopotâmia localizado no crescente fértil, cercado por montanhas ao norte e deserto ao sul, atraíram povos, como sumérios, acádios, amoritas, assírios e caldeus.
No momento do falecimento de um rei ou rainha, ou mesmo antes, membros da corte - criadas, guerreiros e outros - também eram mortos. Seus corpos costumavam ser cuidadosamente arrumados, as mulheres com adornos na cabeça, os guerreiros com armas ao seu lado.
Na cosmogonia mesopotâmica os zigurates representavam a ligação da terra com o céu. Formado pelo acúmulo de retângulos cada vez menores, os zigurates eram um tipo de pirâmide que aproximava o terreno, o comum, do céu, o divino, tendo em seu topo a entrada para os templos.