Modo de preparo do soro caseiro Em 1 litro de água mineral, filtrada ou fervida (mas já fria), misture 1 colher de sopa de açúcar (20 g) e 1 colher de café de sal (3,5 g). Mexa bem e ofereça ao doente em colheradas ao longo do dia.
O soro são substâncias que contém anticorpos prontos para combater uma doença, toxinas ou venenos (de cobra, por exemplo). ... Os soros podem ser utilizados no tratamento de picada de animais venenosos ou então para neutralizar substâncias tóxicas que causam doenças como raiva, tétano e difteria.
Soro e vacina são dois agentes que atuam como imunizadores, entretanto, são usados em ocasiões diferentes, apesar de terem um objetivo comum que é proteger nosso corpo contra substâncias estranhas. Os dois produtos são fabricados a partir de organismos vivos, sendo, portanto, chamados de imunobiológicos.
Receita de soro caseiro Se houver dificuldade para conseguir o soro para a reidratação nos postos de saúde, também é possível preparar o soro caseiro, nas seguintes proporções: 1 litro de água filtrada ou fervida, uma colher rasa de chá de sal e duas colheres rasas de sopa de açúcar.
Material necessário: Bandeja, prescrição médica, frasco de soro, rótulo de soro, equipo de soro, butterfly (ou cateter periférico), esparadrapo tipo micropore (ou cobertura de filme transparente), algodão com álcool, algodão seco, garrote, luvas de procedimento e relógio com ponteiro de segundos.
Quando o soro fisiológico é aplicado no nariz, atua no muco produzido pelo sistema mucociliar das vias respiratórias, que em processos patológicos se encontra mais viscoso. O soro irá diminuir a viscosidade deste muco, facilitando sua eliminação.
Preparo de solução parenteral (Soroterapia)