A saliva, além de umedecer e proteger a boca contra bactérias, lubrifica os alimentos para facilitar a sua mastigação, gustação e deglutição. Por conter uma enzima chamada de amilase salivar, a saliva atua na digestão de alguns alimentos.
O vestíbulo oral é delimitado externamente pelos lábios e bochechas e inter- namente pelos dentes e processos alveolares recobertos pela mucosa. A mucosa interna, tanto dos lábios como das bochechas, continua para cima e para baixo e forma um sulco que os une, que é o fórnice do vestíbulo.
→ Boca. O processo de digestão inicia-se na boca. Nessa cavidade o alimento sofrerá a ação dos dentes, que atuam garantindo que os alimentos sejam cortados, triturados e amassados. Essa etapa da digestão é chamada de digestão mecânica, por não envolver substâncias químicas que atuam no alimento.
Ficamos com “água na boca” porque o nosso sistema nervoso estimula a produção de saliva pelas glândulas salivares quando sentimos o cheiro ou o sabor de algum alimento.
na boca vai haver a quebra de carboidratos em moleculas menores as enzimas que fazem isso e a ptalina e amilase salivar , no estomago ocorre a quebra das proteinas essa quebra ocorre com o suco gastrico ,ou seja mistura de pepsinogenio com acido cloridrico forma a pepsina , o bolo alimentar vai para o duodeno ( uma das ...
A pessoa ou o animal contaminado começam a rejeitar engolir qualquer coisa, inclusive sua saliva, que se acumula na boca e começa a vazar ou formar a espuma que acabou associada à infecção. É por isso que a raiva faz a boca espumar. Em português existe, inclusive, a expressão “espumando de raiva”.
pepsina
Boca: digestão do amido e quebra do alimento por meio da mastigação. Estômago: os ácidos fragmentam as proteínas. Intestino delgado: digestão e absorção de aminoácidos, gordura e vitaminas. Intestino grosso: absorção de água.
O caminho do alimento
proteínas
A boca é o local onde a digestão começa. Nossos dentes promovem a digestão mecânica, garantindo que o alimento seja rasgado, amassado e triturado. Além da atuação dos dentes, o alimento na boca sofre a ação da saliva, a qual é secretada pelas glândulas salivares.