A Biofísica é uma área de muita importância para as ciências da saúde. Seus saberes fornecem a base necessária para que, juntamente com outros conhecimentos da Fisiologia e Anatomia, o corpo humano possa ser descrito e entendido sob o ponto de vista de leis e princípios da Física.
E dentro desse aspecto a Bioquímica exerce seu papel, pois são os farmacêuticos os responsáveis por esse conhecimento sempre tentando descobrir medicamentos que possam tratar das mazelas humanas. ...
Ao final da disciplina o estudante será capaz de : - compreender os aspectos bioquímicos ligados à Agronomia; - discutir as propriedades das soluções aquosas e os elementos básicos da termodinâmica; - conhecer a estrutura e função das macromoléculas biológicas; - realizar cálculos envolvidos no uso e nas transformações ...
Endócrino: é formado pelas glândulas endócrinas do nosso corpo, que são responsáveis por produzir os hormônios, substâncias químicas responsáveis por diversas funções no organismo. Como exemplo de glândulas que fazem parte do sistema endócrino, podemos citar tireoide, paratireoides, suprarrenais e hipófise.
Metabolismo é o conjunto de reações químicas que ocorre na célula e que lhe permite manter-se viva, crescer e se dividir. Em resumo, podemos dizer que o metabolismo refere-se a todos os processos bioquímicos de construção e quebra de moléculas que ocorrem nos organismos.
Metabolismo é o nome dado ao conjunto de todas as reações que ocorrem no organismo. ... Dentre as funções do metabolismo, podemos destacar a obtenção de energia. Existem dois grandes processos metabólicos, o catabolismo e o anabolismo.
O catabolismo ocorre quando o corpo começa a usar outras fontes de energia, ou seja, quando ficamos muito tempo sem se alimentar, o nosso organismo que precisa de energia como instinto de sobrevivência irá retirar essa energia dos nossos músculos para que tudo continue funcionando normalmente.
O catabolismo é um processo metabólico do organismo que tem como objetivo produzir moléculas simples a partir de outras mais complexas, como por exemplo a produção de aminoácidos a partir de proteínas, que serão utilizados em outros processos do organismo.