Os raios gama (γ) são um tipo de radiação eletromagnética formada por fótons altamente energéticos e de alta frequência. Apresentam grande capacidade penetrante, sendo capazes de se propagar a milhares de metros no ar e atravessar chapas de aço com até 15 cm de espessura.
Raios gama é um tipo de radiação eletromagnética de alta frequência que é produzida por elementos radioativos que se desintegram. Em razão da enorme energia, os raios possuem um tipo de radiação ionizante com capacidade de penetrar profundamente na matéria, mais profundo até que a radiação alfa e beta.
Entre os principais exemplos de radiações ionizantes, temos: Radiação alfa: é composta por dois prótons e dois nêutrons e apresenta baixo poder de penetração. Radiação beta: é formada por um elétron e apresenta poder de penetração com relação às radiações alfa, gama e raio X.
A radiação torna-se perigosa quando arranca elétrons de átomos ao colidir com eles, um processo que pode danificar o DNA. É o que chamamos de radiação ionizante porque um átomo que perde ou ganha elétrons chama-se íon.
Radiação gama (γ) É a mais perigosa e ofensiva das três. Pode causar danos irreparáveis aos seres humanos.