A afetividade tem um papel determinante no processo de aprendizagem do ser humano, porque está presente em todas as áreas da vida, influenciando eminentemente o crescimento cognitivo. A afetividade potencializa o ser humano a revelar os seus sentimentos em relação a outros seres e objetos.
A manutenção da proximidade com um adulto preferido por um animal imaturo é a regra geral, o que sugere que tal comportamento possui valor de sobrevivência. Assim, a função do comportamento de apego é a proteção, principalmente contra predadores./span>
A presença e a entrega pessoal são elementos centrais da pedagogia marista. A presença junto às crianças e adolescentes concretiza-se, portanto, em uma relação baseada no afeto, propiciando um clima favorável à aprendizagem e à apropriação de valores. .../span>
1 adoração, amizade, afeição, admiração, amor, apego, benquerença, carinho, dedicação, dileção, estima, meiguice, querença, simpatia, ternura. Afeiçoado por algo ou alguém: 2 admirador, afeiçoado, afetivo, cultor, dedicado, defensor, devoto, partidário, simpatizante.
Assim, que fique bem claro: sujeito histórico ou psicológico é pessoa, gente como eu e você, que sofre diversas influências, mas que tem algo que faz de mim e de você, se não outra coisa, apenas eu e você genuinamente.
Os aspectos afetivos objetivam a satisfação da necessidade, ou seja, os fins, enquanto que os aspectos cognitivos determinam o caminho para se chegar à satisfação da necessidade, os meios.