Ao final das atividades ou ao término do prazo, deve ser firmado termo de encerramento ao convênio ou ao contrato, no qual a USP e a outra parte convenente darão, reciprocamente, quitação das obrigações convencionadas.
No entanto, rescindir um contrato significa encerrar o acordo antes de ser totalmente executado pelas partes. Ou melhor, antes que as partes executem todas as suas respectivas obrigações exigidas no acordo.
Por meio da agência virtual da Enel você pode solicitar o encerramento de seu contrato ao deixar um imóvel. Efetuar o cancelamento é muito importante para evitar futuros débitos em seu nome. Tenha em mãos o CPF do titular da conta e seu número de instalação.
É possível mudar o nome do titular da conta de luz da Enel direto no site da empresa de energia. Para isso, o solicitante precisa ter o número do cliente atual em mãos e preencher um formulário online com seus dados pessoais. O procedimento requer também o envio de uma cópia de um documento de identificação com foto.
Os clientes da Sabesp já podem solicitar o encerramento da titularidade das contas de água e esgoto por telefone ou pelo atendimento online.
Caso necessite desligar sua água temporariamente, no período máximo de um ano, é necessário que compareça no escritório do SAMAE, para solicitar o serviço. Após a conferência da leitura pelo SAMAE, será emitida uma conta final para a efetivação do serviço. Após o pagamento desta conta final, o serviço será executado.
Central de Atendimento: Os números são para a Região Metropolitana de São Paulo; e para interior e litoral. O atendimento é gratuito e funciona durante 24 horas.
Cancelamento ou desligamento de ligações de água
Você pode solicitar à Sabesp mudança de titularidade ou a religação de duas maneiras:
Gire a válvula esfera em um quarto de volta. Quando ele estiver aberto, a alça estará alinhada com o cano. Quando esta estiver em um ângulo reto em relação ao cano, o fornecimento de água estará desligado.
① Verifique se as torneiras de água da cozinha e banheiro estão fechadas. (Feche as torneiras se elas estiverem abertas.) ② Do lado de fora do apartamento, abra a tampa do hidrômetro/válvula do reservatório e abra a válvula/registro do hidrômetro. O procedimento para a liberar a água estará finalizado.
Para isso, basta fechar todas as torneiras e instrumentos que utilizem água, inclusive do vaso sanitário, mantendo somente os registros abertos. Em seguida, você deve ir até o seu hidrômetro e anotar a numeração que estiver aparecendo — também é possível marcar apenas a posição do maior ponteiro.
Falando em mudanças de comportamento, vale lembrar do banho demorado. Parece clichê, mas infelizmente não é. Fechar o registro enquanto se ensaboa pode reduzir o consumo de 300 litros para, aproximadamente, 160 litros de água, a cada banho.
Feche todas as torneiras, chuveiros, registro de entrada de água na caixa d'água e não utilize o sanitário. Com tudo fechado, vá até o hidrômetro e verifique se ele continua girando. Em caso afirmativo, é possível que haja vazamento em algum cano que leva água à torneira, ao vaso ou ao chuveiro.
Ao notar o vazamento, a primeira coisa a se fazer é tentar trocar o reparo do registro, quando é possível. Para trocar o reparo do registro você precisa: Desligue o registro geral da residência e feche o registro da caixa d'água. Primeiro retire o acabamento da cruzeta (peça com a marca da fabricante).
o Hidrometro possui um processo mecânico e não elétrico então não vai girar sozinho, é só instalar um registro logo após o hidrometro e fecha-lo, se parar é vazamento imperceptível nas instalações internas.