A grande vantagem da teoria dos ácidos e bases de Brönsted - Lowry está na abordagem do meio em que estão presentes estas substâncias. ... Ácido é toda espécie química doadora de prótons H+. Base é toda espécie química receptora de prótons H+.
A teoria ácido-base de Arrhenius diz que o ácido libera somente o hidrogênio como cátion na água e a base libera a hidroxila como ânion. A de Brönsted-Lowry diz que ácido é toda substância que doa prótons e a base recebe prótons. Já a teoria de Lewis diz que o ácido recebe elétrons e a base doa.
Um ácido de Brønsted-Lowry é qualquer espécie capaz de doar um próton H+start text, H, end text, start superscript, plus, end superscript, e uma base é qualquer espécie capaz de aceitar um próton.
Valor negativo do logaritmo da constante de dissociação de um ácido.
pH = pKa + log [A-] / [HA] Uma solução muito comentada desta equação é obtida impondo-se arbitrariamente pH = pKa. Neste caso, log ([A-] / [HA]) = 0, e [A-] / [HA] = 1. Em palavras, isso significa que quando o pH é igual ao pKa do ácido, as quantidades de moléculas protonadas e desprotonadas são iguais.
Obs.: pKa é igual ao colog da constante de ionização do ácido (Ka). Logo, seu valor pode ser determinado por –log [Ka]. Como observado acima, Henderson e Hasselbalch criaram a fórmula para o cálculo do pH de uma solução-tampão, formada por um ácido fraco e um sal que apresenta o mesmo ânion desse ácido.