FUNÇÃO HORÁRIA DA VELOCIDADE O MRUV é caracterizado pela alteração da velocidade do corpo. A equação que fornece a velocidade do corpo em um instante qualquer é a chamada função horária da velocidade: v (t) = v0 + a .
A função que nos fornece a posição de um móvel sobre uma trajetória em qualquer instante dado é denominada função horária da posição. Vamos chegar a esta função supondo que um corpo em movimento uniforme, ao passar por certa posição da trajetória, passa a ser observado.
A função horária do espaço de um corpo que se desloca no S.I. é: x = -10 + 2t + 4t². Qual a função horária da velocidade para este movimento? Pela equação dada se conclui que o espaço inicial é -10 m, a velocidade inicial é 2 m/s e a aceleração 8 m/s², logo a equação da velocidade é v = 2 + 8t.
A função horária da posição para o MUV indica que o gráfico de posição (S) em função do tempo (t) terá o formato de parábola. Quando a velocidade do móvel aumentar em função do tempo, teremos uma parábola com a concavidade voltada para cima.
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) Assim, denominamos de movimento retilíneo uniformemente variado, ou apenas MRUV, um movimento retilíneo onde a aceleração do corpo se mantém constante, ou seja, a sua velocidade varia de forma constante ao longo do tempo.
Para você entender melhor, existe uma fórmula para o cálculo da velocidade.
2. (CFT-MG) O movimento retilíneo de um corpo é descrito pela equação v = 10 – 2t em que v é a velocidade, em m/s, e t é o tempo, em segundos.
Para calcularmos a velocidade média de um móvel, utilizamos a equação: Em ΔS = Sf – S0, Sf é a posição final, e S0, a posição inicial do movimento. Analisando o gráfico, é fácil perceber que a posição inicial (S0), ou seja, a posição no instante t = 0 s é igual a 2 m.
Some as duas velocidades. Em seguida, divida essa soma por dois. Isso vai resultar na velocidade média da viagem inteira. Sendo assim, se o Leonardo viajou 40 km/h por 2 horas e 60 km/h por 2 horas, sua velocidade média foi de 50 km/h.
Resposta. Resposta: Indica a média da velocidade no deslocamento em um intervalo de tempo. Desse modo, para calcular a velocidade média temos que saber a espaço do trajeto e o tempo gasto.
50÷4= 12,5 e a velocidade média!
Uma boa maneira de calcular o tempo de viagem de carro é fazer uma conta simples: dividir a velocidade média/hora pela distância (km). Por exemplo: Na viagem até São José dos Campos, você percorrerá uma velocidade média de 80 km/h pela rodovia e a distância total de São Paulo é de 100 km.
Vm = ΔS/ΔT Usada para calcular velocidade média de um móvel. Divide-se o deslocamento pelo tempo gasto. ΔS = Vm X Δt Usada para medir o deslocamento do móvel. Multiplica-se a velocidade média pelo tempo gasto.