Uma dessas invenções que provocaram uma verdadeira revolução no terreno da escrita e da leitura foi a imprensa, isto é, a máquina de impressão tipográfica inventada pelo alemão Johann Gutenberg no século XV. ... Esse dispositivo foi inventado por Gutenberg na década de 1430.
No século XVI, a máquina de imprensa tornou-se muito popular e útil nos principados da Alemanha em virtude da Reforma Protestante, levada a cabo por Martinho Lutero. Lutero traduziu a Bíblia do latim para o alemão, tornado o acesso às Escrituras mais fácil.
(UEL, 2010) - A invenção da imprensa por Gutenberg favoreceu a popularização dos conhecimentos expressos na nova cartografia, servindo de veículo de expressão das diversas representações sobre a configuração do espaço geográfico.
Resposta. A invenção da imprensa permite a divulgação do conhecimento; o livro surge e, sua distribuição é em escala 'industrial'. As ideias começam a circular, digamos, de maneira rápida; o espírito crítico e a pesquisa apoderam-se daqueles que vêem nas ciências as possibilidades de melhorias na vida da Humanidade.
A revolução da imprensa iniciada por Gutemberg teve grande importância tanto na reforma protestante como no renascimento. Foi importantíssima na divulgação das ideias reformistas.
Os ideais renascentistas foram transmitidos graças à invenção da Imprensa; pois do contrário, seria difícil atingir tantas pessoas (leitores) em escala. Por isso a imprensa foi vital para que as ideias do período fossem transmitidas para as pessoas.
Resposta. A quantidade de informacoes impressas foi fundamental para que o conhecimento nao ficasse restrito a uma minoria manipuladora do pensamento humano. Muitas pessoas passaram a ter acesso aos livros e outras formas de informacao impressa e, consequentemente, contribuiram para o renascimento.
A importância da imprensa está no fato de que ela liberou a circulação de livros, idéias e pensamentos, facilitando e ampliando a difusão das ideias, provocando uma verdadeira revolução no sentido da difusão cultural e da mudança da visão de mundo que viria a ampliar-se com o iluminismo, no início da época moderna.
Do mesmo modo que a invenção do telescópio por Galileu Galileu, no século XVII, revolucionou a astronomia, a invenção da máquina de impressão em tipos móveis, mais conhecida como imprensa, pelo alemão Johannes Gutenberg, no século XV, provocou uma enorme revolução na modernidade: o processo de aceleração da produção de ...
Johannes Gutenberg inventou o modelo europeu de prensa mecânica (por tipos móveis), mecanismo que facilitou muito a criação de cópias de livros e, com isto, a circulação de ideias.
E pelo o fato de serem manuscritos, era muito difícil passar os livros a limpo. Sendo assim, a invenção da imprensa facilitou na publicação de obras literárias e tirou parte do domínio da Igreja.