O tronco braquiocefálico é uma artéria que tem por função levar sangue ao cérebro, onde a mesma se ramifica em: Árteria subclavica direita e árteria carótida direita.
Nasce na crossa da aorta e distribui-se pelo lado direito da cabeça, pescoço, tronco e braço direito. Dá origem à artéria carótida comum direita, subclávia direita e, por vezes, à tiroideia inferior.
Cada uma das veias situadas uma à direita e outra à esquerda. Nascem na união da veia subclávia e jugular interna e formam a veia cava superior, após terem recolhido sangue proveniente da cabeça, pescoço, membros superiores, tronco e ráquis.
As duas veias superficiais do membro superior são, a cefálica e a basílica. A primeira nasce no lado radial e é ascendente na face anterior da mão, antebraço e braço, desembocando na veia axilar. Drena toda a face lateral da mão, antebraço e braço.
A artéria subclávia direita aberrante é a anomalia mais comum do arco aórtico, na qual a artéria se origina após surgimento da artéria subclávia esquerda, na vertente superior da aorta, cruzando a linha média entre o esôfago e a coluna.
Veias do membro superior
Ambos os grupos possuem válvulas que são mais numerosas nas veias profundas. Em humanos adultos, as principais veias superficiais dos membros inferiores são a veia safena magna e parva e suas numerosas tributárias, porém, a mesma descrição em fetos ou recém-nascidos se mostra escassa na literatura.
A artéria radial é um dos ramos terminais da artéria braquial (além da artéria ulnar), tendo origem na fossa cubital. Em seu trajeto, emite a artéria recorrente radial e vários ramos para a mão. Também forma o arco palmar profundo, através de uma anastomose com o ramo profundo da artéria ulnar.
O pulso que você palpa no punho corresponde a artéria radial ( coincide com o mesmo lado do dedo polegar ).
São ondas de fluxo sanguíneo gerado pelos batimentos cardíacos e refletido nas artérias do corpo, podendo ser palpado em vários locais do corpo, os mais comuns são as veias carótida e braquial que se localizam na região do pescoço e do braço (pulso).
Vascularização da mão Todas as artérias se originam de duas artérias principais; as artérias radial e ulnar. Estes dois vasos sanguíneos cursam inferiormente nos lados radial e ulnar do antebraço, respectivamente. As artérias radial e ulnar emitem os seguintes ramos específicos na mão: Arco palmar superficial.
No corpo humano, normalmente os tendões ligam músculos a ossos, enquanto os ligamentos conectam um osso ao outro. E é isso que acontece em nossas mãos. Os tendões que controlam os ossos dos nossos dedos estão ligados a nada menos do que 17 músculos presentes nas palmas das mãos e 18 músculos do antebraço.
A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração.
As veias jugulares internas são veias do pescoço. Elas transportam sangue venoso do crânio e sistema nervoso, além do sistema do cérebro exterior e inferior. Se unem com a veias subclávias (abaixo da clavícula) para formar as veias braquiocefálicas que drenam para a Veia Cava Superior.