Ela é formada por músculos lisos, que tem papel super importante na expulsão do feto, contribuindo para as contrações na hora do parto. A camada externa do útero recebe o nome de perimétrio. Ela tem a função de revestir o órgão com tecido epitelial.
Anatomia
O colo do útero é a parte mais baixa do útero, que se estende para a vagina e conecta o útero ao topo da parede vaginal. Se uma mulher inserir um espéculo em sua vagina e abrir, ela verá o colo do útero, que parece um rosquinha rosa a cerca de 7 a 15 cm da abertura de sua vagina.
O colo do útero abre, em média, cerca de 1 cm por hora até atingir a dilatação completa (10 cm); Enorme vontade de fazer força.
A placenta posterior, assim como a anterior é denominada pela localização da posição de fixação da placenta no útero. Ao contrário da placenta anterior, a posterior é fixada na parede próxima às costas da gestante. Também é possível que a placenta esteja fixada à direita ou esquerda do útero.
Significado de Posterior adjetivo Localizado na parte de trás; que se encontra atrás de: cauda posterior. Que se desenvolve após outra coisa; depois de: momentos posteriores. Que aparece depois de algo ou de alguém; seguinte: na semana posterior.
A placenta pode se aderir à qualquer parte do útero. Na maioria das gestações, a placenta localiza-se na parte posterior alta, que é uma região oposta ao colo do útero, que é por onde o feto deverá sair em caso de parto normal.
A classificação criada por Grannum foi a seguinte: Grau 0 – placenta homogênea, sem calcificações. Grau I – placenta heterogênea, apresenta pontos brancos (ecogênicos) dispersos pela placenta. Grau II – placenta heterogênea, apresenta agrupamentos de calcificações que formam imagens que parecem uma vírgula.
Grau III: é o grau máximo de maturidade da placenta, com calcificação acentuada e generalizada.