Tem mais depois da publicidade ;) As principais aplicações dos nitratos são em remédios, como vasodilatadores em tratamentos de angina do peito (dor no peito causada pelo baixo abastecimento de oxigênio pelo fluxo de sangue ao músculo cardíaco) e de disfunção erétil masculina.
Nitratos/Vasodilatores:
Porém, o nitrato e o nitrito não estão presentes apenas nos alimentos derivados de carne, como linguiça, salame, salsicha, presunto, salame e bacon; alguns tipos de queijos, vegetais (muitas vezes em teores muito mais elevados que nas carnes curadas), água e saliva humana também possuem os compostos.
Os nitratos orgânicos (RONO2) são ésteres do ácido nítrico de álcoois mono ou poliidroxilados. Na grande maioria são pouco solúveis em água e apresentam boa estabilidade em condições neutras ou fracamente ácidas43.
Os nitratos e nitritos, como nitrato de potássio e nitrito de sódio, são compostos químicos naturais que contêm nitrogênio e oxigênio. Nos nitratos, o nitrogênio é ligado a três átomos de oxigênio, enquanto, nos nitritos, o nitrogênio é ligado a dois átomos de oxigênio.
– A presença de nitrato na água pode causar ainda hipotensão postural (devido à vasodilatação), dores de cabeça, diarreia e mal-estar. OBS: aspectos geológicos nos locais de lençóis hídricos podem interferir na maior ou menor contaminação dos poços de água para consumo humano.
Os nitratos provenientes do solo chegam mais rapidamente aos corpos de água do que o fósforo ou outros nutrientes. Apesar de serem nutrientes essenciais para as plantas, podem, em excesso, causar problemas significativos na água, isto é, juntamente com o fósforo, podem acelerar a eutrofização dos lagos.
Nitrato (NO3) é a composição de Nitrogênio e Oxigênio. O Nitrogênio é essencial para a vida, porém alta concentração de Nitrato na água potável pode ser perigosa para a saúde, especialmente para lactentes e mulheres grávidas. O Nitrato pode ser encontrado no ar, no solo, na água, em plantas e nos dejetos animais.
Os fertilizantes nitrogenados minerais e os estercos manejados inadequadamente são apontados como as maiores fontes difusas de contaminação da água por nitrato em áreas agrícolas.
“A contaminação das águas pelos agrotóxicos tem efeito direto nos seres vivos que vivem na água, a biota de um modo geral. Se o veneno que chega nas águas for o herbicida, o efeito é direto e pode, por exemplo, matar as plantas aquáticas.
A contaminação da água pode ocorrer de várias maneiras, destacando-se a poluição por esgoto, metais pesados, agrotóxicos e fertilizantes. ... Além dos problemas causados por organismos patogênicos, a água contaminada por substâncias químicas, como metais pesados e agrotóxicos, pode desencadear sérios danos à saúde.
As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas são: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas, ...
Os principais tipos de poluição das águas são: poluição biológica, térmica, sedimentar, química e radioativa.
O lançamento de esgoto sem tratamento é apontado pela Agência Nacional de Águas (ANA) como a principal forma de poluição de água no país.
O desenvolvimento urbano tem produzido um ciclo de contaminação, gerado pelos efluentes da população urbana, que são o esgoto doméstico/industrial e o esgoto pluvial. Esse processo ocorre em razão de: Despejo sem tratamento dos esgotos sanitários nos rios, contaminando este sistema hídrico.
Os principais agentes poluidores são: esgotos, resíduos industriais, lixo e fertilizantes agrícolas. A contaminação das águas marinhas produz vários agravantes, dentre eles, extinção de pontos turísticos litorâneos, diminuição da oferta de peixes e contaminação dos mesmos, em razão do esgoto.
Com o relevo levemente inclinado e grande quantidade de chuva, o escoamento ganha uma grande velocidade e ocasiona o arrastamento de detritos, levando as erosões. De acordo com a Defesa Civil: Os alagamentos das cidades normalmente provocam danos materiais e humanos mais intensos que os das enxurradas.
Entre os principais fatores que levam a contaminação de rios e mares está o esgoto doméstico, petróleo, metais pesados e o lixo. Sendo que o homem é o maior responsável pela emissão desses poluentes, que provocam a degradação física e química do ambiente.
Quais são as principais consequências da poluição da água? Primeiramente, o desaparecimento da biodiversidade e dos ecossistemas aquáticos. Igualmente, os humanos são prejudicados pela alteração na cadeia alimentar e por contraírem doenças ao beber ou usar água contaminada.
A poluição atmosférica pode ser definida como as mudanças na composição do ar que causam danos à saúde da população e do meio ambiente. Denominamos de poluição atmosférica ou poluição do ar as mudanças na atmosfera que são suficientes para causar danos à saúde do homem e do meio ambiente.
Resposta. lixos domésticos, como sacola, garrafas, embalagens e etc.
Veja cinco dicas simples para reduzir a poluição ambiental:
Existem diversas maneiras de proteger os mananciais. Entre elas, vale destacar o fim das queimadas, da extração ilegal de madeira, do desmatamento, das práticas agrícolas agressivas ao meio ambiente e da poluição industrial.
Elas são as atividades agrícolas, industriais e domésticas.
O que fazer para evitar a poluição hídrica?
SUJANDO a superfície do Planeta com descarga de resíduos sólidos (LIXO) que são carreados pelas chuvas para rios e manaciais... SUJANDO a água contida no ar com descarga de gases que se acululam na atmosfera e depois são transformadas em chuvas ácidas...
As principais fontes potenciais de contaminação das águas subterrâneas são: os lixões; aterros mal operados; acidentes com substâncias tóxicas; atividades inadequadas de armazenamento, manuseio e descarte de matérias primas, produtos, efluentes e resíduos em atividades industriais, como indústrias químicas, ...
Ou seja, o problema é que estão explorando os aquíferos a um ritmo mais rápido do que eles conseguem se refazer, e isso pode causar efeitos perigosos, pois o uso além do limite, reduz a vazão e piora a qualidade da água, seca riachos e causa impactos geológicos na superfice, como o afundamento do solo.
As atividades humanas ou antropogênicas também liberam grande quantidade de gases tóxicos e poluentes:
Causas da poluição da água São causas humanas, como o descarte incorreto de produtos e o lançamento de esgoto e produtos químicos na água.