Qual A Funço Do Fgado No Sistema Digestrio?

Qual a funço do fgado no sistema digestrio

O fígado é um órgão que pertence ao sistema digestório, localizado na parte superior direita do abdômen, abaixo do diafragma e acima do estômago, rim direito e intestinos. Este órgão tem cerca de 20 cm de comprimento, pesa em torno de 1,5 Kg em homens e 1,2 Kg em mulheres e é subdividido em 4 lobos: direito, esquerdo, caudado e quadrado.

O fígado gordo, conhecido cientificamente como esteatose hepática, acontece quando existe acúmulo de gordura no fígado, normalmente causado por consumo excessivo de bebidas alcoólicas, má alimentação ou por doenças como obesidade, diabetes e colesterol alto.

Lista de exercícios

O fígado também é responsável por desativar substâncias produzidas pelo organismo, como hormônios, evitando o excesso dos mesmos na corrente sanguínea.

O sistema digestório, também chamado de digestivo ou gastrointestinal (SGI) é um dos principais sistemas do corpo humano e é responsável pelo processamento dos alimentos e absorção de nutrientes, permitindo o bom funcionamento do organismo. Esse sistema é formado por vários órgãos, como boca, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, reto e ânus, que atuam em conjunto para que sua função possa ser desempenhada.

B: Espera-se que o fígado armazene glicogênio após uma refeição, quando o nível de glicose no sangue aumenta e para regular o fígado converte a glicose em glicogênio. O armazenamento de glicogênio é necessário para que outros órgãos possam ter acesso a essa fonte de energia.

Onde se localiza o fígado humano

Onde se localiza o fígado humano

O fígado possui células de defesas, chamadas células de Kupffer, capazes de destruir microrganismos como vírus ou bactéria que possam entrar no fígado através do intestino, causando doenças.

Além disso, outra função do fígado é ajudar no armazenamento das vitaminas lipossolúveis e dos minerais, ajudando também a filtrar o sangue e enviando para os rins as toxinas que devem ser eliminadas do organismo.

A bile, cuja produção é contínua, serve entre outras coisas, para excretar diversas substâncias prejudiciais que o fígado elimina do sangue. Um ducto biliar, formado pela união de dois outros menores, transporta a bile do fígado ao duodeno. Durante o trajeto, parte da bile se deposita como reserva na vesícula biliar, onde se concentra porque sua água é absorvida pelas paredes da vesícula.

Notas Clínicas

As veias hepáticas são responsáveis pela drenagem venosa do fígado, sendo formadas pela união das veias centrais do fígado, e drenam diretamente para a veia cava inferior, logo antes de sua passagem pelo diafragma.

Essa função do fígado é importante para evitar intoxicação por esses tipos de substâncias, mas também pode ser importante para ativar certos medicamentos como o omeprazol ou a capecitabina, que necessitam ser metabolizados pelo fígado para exercer seu efeito.

A insuficiência hepática é a doença mais grave do fígado, pois ele deixa de realizar suas funções podendo levar a uma série de complicações como problemas de coagulação, edema cerebral, infecção pulmonar ou insuficiência renal.

Quer acessar este teste?

A cirrose ocorre quando toxinas, álcool, gordura no fígado ou hepatite causam destruição permanente das células hepáticas, fazendo com estas células sejam substituídas por tecido fibroso, como se fosse uma cicatriz, dificultando o trabalho deste órgão, o que pode levar à insuficiência hepática.

3. [UNICAMP]

A cirrose hepática é uma séria enfermidade que frequentemente surge do hábito de ingerir bebida alcoólica. O álcool pode alterar várias estruturas do fígado, como ductos biliares e as células produtoras de bile, além de causar acúmulo de glóbulos de gordura.

Além de realizar as funções anteriormente listadas, como constituinte do sistema digestório, o fígado também tem atuação em diversos outros sistemas e tecidos. Dentro do campo de atuação do órgão podemos citar:

O fígado humano não se destina apenas a produzir a bile, não é apenas um anexo do aparelho digestivo. As funções estendem-se à todas as partes do corpo humano. Este grande órgão, situado em posição estratégica, compara-se a um grande laboratório onde trabalham químicos competentíssimos.

De estudante para estudante

Caso sejam identificados sinais ou sintomas que possam estar relacionados com o processo digestivo, como gases em excesso, prisão de ventre ou diarreia, fraqueza, dor abdominal, aumento do volume abdominal, cólicas ou presença de sangue nas fezes, por exemplo, é importante que o gastroenterologista seja consultado para que sejam feitos exames que ajudem a identificar a alteração no sistema digestivo e, assim, ser possível iniciar o tratamento mais adequado. Conheça mais sobre o gastroenterologista.

Esta víscera fornece bile ao intestino quando o alimento procedente do estômago penetra no intestino delgado. Quando as substâncias sólidas contidas na bile se depositam, formam-se cálculos biliares que podem variar consideravelmente quanto à cor, tamanho e consistência, segundo sua composição.

Principais doenças do fígado

Os glóbulos vermelhos são células que duram, em média, 120 dias e quando estas ficam velhas, são levadas para o baço, onde serão destruídas. Durante este processo, ocorre a liberação de uma substância chamada de bilirrubina, um pigmento amarelo-esverdeado. Como esta não é solúvel em água, não pode ser eliminada pelos rins, sendo, assim, metabolizada pelo fígado e acrescentada à bile.

O suprimento nervoso do fígado vem do plexo hepático, que segue ao longo da artéria hepática e da veia porta. O fígado recebe ainda fibras simpáticas do plexo celíaco e fibras parassimpáticas dos troncos vagais anterior e posterior.

Quais os sintomas de inflamação do fígado?

Sinais de que você pode estar com o fígado inflamado Doenças Comuns

  • Febre.
  • Dor de cabeça.
  • Perda de peso.
  • Enjoo.
  • Vômitos.
  • Dor abdominal.
  • Pele e olhos amarelados.
  • Urina escura (cor de Coca-cola)

Qual remédio pra dor que não prejudica os rins?

No entanto, para aliviar os sintomas, enquanto ainda não há um diagnóstico conclusivo, o médico pode recomendar remédios de farmácia, como por exemplo:

  • Analgésicos, como paracetamol, tramadol ou Toragesic;
  • Anti-inflamatórios, como ibuprofeno, aspirina, diclofenaco ou nimesulida;
  • Antiespasmódicos, como Buscopan.

Quem tem problema de rim pode tomar paracetamol?

Sempre tentamos evitar uso de antiinflamatórios em pacientes com doença renal crônica em tratamento conservador, mas isso não é contra indicação absoluta. O uso de analgésicos como paracetamol ou dipirona costuma ser utilizado, assim como descongestionante nasal.

Quem tem problema no rim pode tomar azitromicina?

Uso em Pacientes com Insuficiência Renal (diminuição da função dos rins): não é necessário ajuste de dose em pacientes com insuficiência renal leve a moderada. No caso de insuficiência renal grave, azitromicina deve ser administrada com cautela (vide “O que devo saber antes de usar este medicamento?”).

Quem tem problema de rins pode tomar Amoxicilina?

Pacientes com insuficiência renal (dos rins) Crianças abaixo de 40 kg -insuficiência leve: nenhuma alteração de dose; -insuficiência moderada: 15 mg/kg duas vezes ao dia (de 12/12 horas); -insuficiência grave: 15 mg/kg uma vez ao dia.