As finalidades do projeto de pesquisa, na perspectiva proposta por DESLANDES (1996), são as seguintes: a) Mapear o caminho a ser seguido durante a investigação; Page 2 b) Orientar o pesquisador durante o percurso de investigação; c) Comunicar os propósitos da pesquisa para a comunidade científica.
Ainda, este tipo de pesquisa pode ser apenas teórica, o que não a desqualifica, uma vez que tem a intenção de ampliar a compreensão de certos fenômenos ou comportamentos, sem, entretanto, procurar resolver ou tratar tais constatações.
Um projeto consiste de um esforço temporário empreendido com objetivo pré-estabelecido, definido e claro, seja criar um novo produto, serviço, processo. Tem início, meio e fim determinados, duração e recursos limitados, em uma sequência de atividades relacionadas.
No Brasil, a pós-graduação lato sensu, preferencialmente na forma de cursos de especialização, não tem a tradição de fazer pesquisa, pois, em tese, visa a formar especialistas para o mercado de trabalho e não pesquisadores, exigindo-se dos estudantes a realização de um trabalho monográfico denominado trabalho de conclusão de curso (TCC), trabalho de graduação interdisciplinar (TDI), trabalho de final de curso (TFC) ou simplesmente monografia. De forma semelhante aos cursos de especialização, o mestrado profissional também tem por objetivo a formação para o mercado de trabalho, especialmente o mercado externo à universidade, exigindo dos estudantes a apresentação de um trabalho monográfico ao final do curso. Tendo em vista a organização do ensino no Brasil, podemos elencar alguns graus de complexidade em que são feitas as pesquisas, sem que isso signifique necessariamente diferentes tipos de pesquisa. (CERVO; BERVIAN; DA SILVA, 2007).
Para realizar essa construção e chegar à uma metodologia ideal para seu trabalho, é necessário selecionar as técnicas e abordagens mais adequadas ao seu tema.
Marconi e Lakatos (2003) definem que o método científico é dividido em quatro etapas, sendo elas: a) A observação que é a etapa em que há execução dos questionamentos sobre o fato observado, a formulação de uma hipótese que é uma possível explicação para o problema em questão; b) A experimentação, onde o pesquisador ...
Para Gil (2019), como toda atividade racional e sistemática, a pesquisa exige que as ações desenvolvidas ao longo do seu processo sejam efetivamente planejadas. De modo geral, concebe-se o planejamento como a primeira fase da pesquisa, que envolve a formulação do problema, a especificação de seus objetivos, a construção de hipóteses, a operacionalização dos conceitos etc. O planejamento deve envolver também os aspectos referentes ao tempo a ser despedido na pesquisa, bem como à força de trabalho, materiais e financeiros necessários à sua efetivação.
Vou explicar melhor. A pesquisa científica é a investigação de um fenômeno. O objetivo de qualquer pesquisa vai ser sempre encontrar a solução para algum problema. É por isso que todos os professores dizem que toda pesquisa parte de um problema de pesquisa.
Conhecer essa natureza de pesquisa é importante tanto para quem está em projetos de iniciação científica, iniciando sua carreira acadêmica, quanto para estudantes em TCC ou monografia.
Antes de escrever qualquer conteúdo do seu projeto, você precisa ter clareza sobre os processos e os modo de execução que seguirá no trabalho.
Em termos gerais, a pesquisa científica apresenta o levantamento e o registro de características de um fenômeno. Como, por exemplo, a distribuição por gênero de específico grupo de consumidores de um produto.
É através da metodologia que você vai ter clareza sobre o caminho que precisa seguir para atingir os objetivos, além de facilitar a compreensão de quem vai ler o seu estudo.
O pesquisador e pesquisadora são pessoas que desenvolvem pesquisas, a partir de um método científico. Em outras palavras, a partir de uma metodologia, testam e comprovam hipóteses para chegar em conclusões nas diversas áreas do conhecimento.
Costuma-se estar associada à pesquisa bibliográfica e ao estudo de caso. Um estudo de caso em uma comunidade indígena recém descoberta na Amazônia, por exemplo, é um caso de pesquisa exploratória.
Depois de escolher as etapas e procedimentos, você vai precisar apenas formalizar suas escolhas e descrevê-las no trabalho. Também é fundamental justificar as suas escolhas.
A metodologia auxilia e orienta o universitário nas normas de investigação para tomar decisões oportunas na busca do saber e na formação crítica e hábitos necessários a investigação científica. O uso de processos metodológicos permitirá ao estudante desenvolver o silogismo e criatividade (CERVO & BERVIAN, 2002).
Outro exemplo de sucesso: a Embraer. Ela não começou fazendo avião. Começou com a criação do ITA [Instituto Tecnológico de Aeronáutica], promovendo a educação, que depois gerou ciência, que depois gerou tecnologia.
Em se tratando dos tipos de pesquisa segundo os procedimentos, esta pode ser classificada em Experimental, Bibliográfica, Documental, De Campo, Ex-Post-Facto, De Levantamento, Com Survey, Estudo De Caso, Participante, Pesquisa Ação, Etnográfica e Etnometodológica, entre outras (WILL, 2012).
1. Tipos de pesquisa científica quanto à abordagem
Pesquisa exploratória, pesquisa descritiva e pesquisa explicativa.
5 dicas para avaliar uma Proposta Pedagógica
Compartilho algumas situações que já testei e que puderam contribuir para a relação com a escola:
Educação infantil: 5 perguntas para fazer na primeira visita à...
Os processos de avaliação de projetos sociais envolvem, geralmente, as seguintes atividades:
Antes de mais nada, é fundamental avaliar se a equipe cumpriu com as metas de gastos estabelecidas já no início do projeto ou, ainda, se a meta estabelecida na fase de planejamento realmente é razoável. Qualquer projeto deve ser avaliado em um contexto, seja organizacional (interno), seja mercadológico (externo).
Em projetos sociais, indicadores são parâmetros qualificados e/ou quantificados que servem para detalhar em que medida os objetivos de um projeto foram alcançados, dentro de um prazo delimitado de tempo e numa localidade específica.
9 Dicas para monitoramento e acompanhamento de Projetos Sociais
O processo de monitoramento e avaliação constitui um instrumento para assegurar a interação entre o planejamento e a execução, possibilitando a correção de desvios e a retroalimentação permanente de todo o processo de planejamento, de acordo com a experiência vivenciada com a execução do Plano (IBAMA, 2002).
A avaliação sistemática, contínua e eficaz dos programas sociais pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar a eficiência e efetividade dos recursos aplicados em programas sociais, na medida que pode proporcionar aos formuladores de políticas sociais e aos gestores de programas meios adequados para avaliar o ...
Plano de Monitoramento é uma forma organizada de se fazer inspeções regulares....Na prática, o Plano de Monitoramento pode ser feito de diversas maneiras: