Sua função é aplicar ou fazer atuar energia mecânica sobre uma máquina, levando-a a realizar um determinado trabalho. Aliás, o motor elétrico também é um tipo de atuador. A única diferença é que ele emprega energia elétrica e não energia de pressão de fluidos.
Atuador é um dispositivo que produz movimento, convertendo energia pneumática, hidráulica ou elétrica, em energia mecânica.
O que é o atuador de embreagem? Junto ao pedal da embreagem há um cilindro, chamado de cilindro mestre, que empurra um fluido que, por meio de flexíveis, chega ao cilindro inferior, chamado cilindro escravo ou ainda de atuador de embreagem.
Num sistema “semi-hidráulico”, o pedal da embraiagem aciona um pistão no cilindro mestre da embreagem (servo embreagem). Esta ação força a passagem do fluido hidráulico através de um tubo até cilindro atuador da embreagem (CRC), onde outro pistão aciona o mecanismo de debreagem.
Quando a embreagem é baixa, o carro começa a andar logo que o pedal é solto. Dessa maneira, não é necessário levantar tanto a perna para dar a partida. A embreagem alta, por sua vez, exige que o motorista suba a perna até que o pedal chegue a um ponto específico, e só então o carro sairá.
Alguns sintomas indicam que o cilindro-mestre da embreagem pode estar danificado e precisa ser avaliado e, eventualmente, substituído:
Existem dois sintomas principais que podem caracterizar defeito no cilindro mestre de um veículo: 1) Pedal de freios cede descendo até o assoalho: acontece quando ao acionar o pedal de freios, este vai até o assoalho do veículo, sem eficiência na frenagem.
A embreagem hidráulica utiliza óleo para acionar o sistema através de cilindros e atuadores. Já a embreagem a cabo o acionamento é feito por um cabo ligado ao pedal e ao garfo que impulsiona o rolamento de embreagem.
Dicas para sangrar o sistema de embreagem
A solução para o problema de perda de pressão é simples, após detectar o motivo da falha, caso a falha ocorra em uma das bombas basta realizar a troca do componente, caso o defeito seja na linha de fluido hidráulico basta trocar a seção da linha com vazamento.
Um dos primeiros carros populares a vir equipado com embreagem hidráulica no Brasil foi o Ford Fiesta, em 1996, então equipado com motor Endura. Com o tempo, as demais montadores também optaram por equipar seus modelos com este tipo de embreagem, sejam eles populares ou de luxo.
Tem duas mangueirinhas, uma fica ligado abaixo do recepiente de oleo dos freios,e a outra segue para a embreagem. Proximo da caixa de marchas. Ao lado de onde ele é conectado tem o local para sangrar.
Simplesmente encha o tanque com fluído de embreagem, pressurize, abra a válvula de purgação localizada no cilindro próximo ao lado esquerdo do compartimento do motor, perto da tampa, e insira a mangueira do tanque. A pressão do kit purgador vai expelir o antigo fluído de embreagem e substituí-lo pelo novo fluído.
Inicie seu carro, acione o freio de mão ou coloque a marcha em P (Park), e coloque o carro em ponto morto. Com o seu carro em marcha lenta, tente ouvir um barulho de partes metálicas em atrito, sem empurrar a embreagem acionada.
Peça para um ajudante pisar no pedal da embreagem três ou quatro vezes e observe a ponta da mangueira dentro da garrafa. Após ela se encher de fluido de freio, veja se é possível ver bolhas de ar saindo do cilindro escravo. Assegure-se de que o cilindro mestre esteja cheio e repita o processo.
São três tipos de acionamento: mecânico, acionado por cabo ou varão; hidráulico, que utiliza os cilindros mestre e auxiliar; e o hidropneumático, que atua através de servo e cilindro.
O acionamento da embreagem pode ser, a grosso modo, dividido em dois tipos: a embreagem manual controlada pelo motociclista e a embreagem centrífuga que executa automaticamente a conexão e a desconexão da potência de acordo com a rotação do motor. A embreagem controla a transmissão de potência pela força de fricção.
sachs sempre teve fama de ser mais macia que a luk, mas isso pode ser reflexo de um platé com menor carga e teoricamente menos util num motor alterado, porem nem só de platé vive uma embreagem.
Coloca ou Sachs ou Luk,mas não coloca Valeo não! A valeo com o tempo fica bastante dura e rangi bem mais!! A Luk duro 90 mil km no logan aqui de casa!! A sachs é 20% mais cara que a Luk.Eu particularmente não coloco mais Valeo em nenhum aqui dos carros,mesmo sendo a original que vem no carro.
SACHS