Seja C o comprimento da circunferência, temos a seguinte fórmula:
Correia em V entre duas polias de diâmetro diferentes Divida o resultado por 2 x l, onde l é a distância entre os centros da duas polias. Nomeie esse resultado final de "a". Para calcular o comprimento total da correia, use a seguinte fórmula: L = (? x (D + d)/2 + 2) x (l x cos(a) + a x (D – d)/2).
Olhem bem, o apótema r, ou o raio da circunferência inscrita no triângulo equilátero equivale a 1/3 da altura do triângulo. Já o raio R, ou o raio da circunferência circunscrita no triângulo equilátero equivale a 2/3 da altura do mesmo triângulo.
Circunferência circunscrita de triângulos Os vértices de um triângulo, como extremos de cada lado, se encontram na mesma distância dos pontos de suas mediatrizes, logo o ponto onde estas se cortam é equidistante dos três vértices: o circuncentro.
Polígonos inscritos são aqueles que estão no interior de uma circunferência, de modo que todos os seus vértices são pontos dela. Já os polígonos circunscritos estão no exterior de uma circunferência e apresentam todos os seus lados tangentes a ela.
Para descobrir a bissetriz de um ângulo, basta utilizar dois instrumentos comuns em cálculos matemáticos: o compasso e a régua. O primeiro passo é colocar a ponta seca do compasso no ponto de origem do ângulo, ou seja, na sua vértice. Vamos chamar esse ponto de W.
Desenho Técnico Traçar bissetriz de um ângulo com régua e compasso
A bissetriz é uma semirreta interna a um ângulo, traçada a partir do seu vértice, e que o divide em dois ângulos congruentes (ângulos com a mesma medida).