A flora da Caatinga tem características peculiares, apresentando uma estrutura resistente e adaptada às condições áridas, por isso são chamadas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. ... As singularidades da Caatinga resultam em uma fauna diversa composta por mais de 800 espécies animais.
Chamam-lhe “Lista de Ervas Medicinais” da Amazónia, e reproduzo-a aqui porque não é fácil encontrar informação fidedigna sobre a utilização das diferentes plantas para fins medicinais....A
A desertificação, principal ação humana sobre este ambiente, representa uma ameaça à vegetação local, que está se extinguindo. O engenheiro florestal Clóvis Eduardo de Souza alerta para a degradação de pelo menos 50% da área de caatinga pela ação humana.
Resumo: Desde muito tempo o homem tem exercido uma pressão sobre os recursos naturais da Caatinga para atender suas necessidades e interesses. As atividades humanas predatórias têm afetado de maneira imediata este bioma, através dos sistemas produtivos utilizados: agricultura familiar, pecuária e extração vegetal.
Os efeitos do desmatamento da Caatinga são diversos, em razão da importância da vegetação para a região que ocupa. ... Com a remoção da vegetação, o problema é intensificado, além de tornar os solos mais expostos e, por isso, altamente propensos a erosões e outros problemas ambientais, como a salinização.
Resposta. Depois da Mata Atlântica, o Cerrado é o ecossistema brasileiro que mais alterações sofreu com a ocupação humana. Um dos impactos ambientais mais graves na região foi causado por garimpos, que contaminaram os rios com mercúrio e provocaram o assoreamento dos cursos de água (bloqueio por terra).
Resposta. Resposta: Provocando uma série de impactos para o meio ambiente do Brasil e do mundo, dentre eles estão: a perda de biodiversidade, uma vez que várias espécies de plantas são desmatadas. Além disso, algumas espécies de plantas e animais não conseguem sobreviver nas pequenas áreas florestais que restam.