O processador é composto por alguns componentes, cada um tendo uma função específica no processamento dos programas.
Em arquitetura de computadores, barramento é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como a CPU, a memória e outros periféricos. São as linhas de transmissão que transmitem as informações entre o processador, memória e demais periféricos do computador.
Barramentos (em inglês, bus) são padrões de comunicação utilizados em computadores para interconexão de dispositivos de variados tipos. Neste texto, você conhecerá características dos barramentos "clássicos" dos PCs, como ISA, AGP, PCI, PCI Express e AMR.
Um barramento que liga os componentes principais (processador, memória e E/S) é chamado barramento de sistema. As estrutura mais comuns de interligação num computador são baseadas no uso de um ou mais barramentos.
Processador-memória: transferência de dados do processador para a memória ou da memória para o processador. Processador-EIS: transferência de dados entre o processador e um dispositivo peri- férico por meio de um módulo de E/S. Processamento de dados: execução de operações aritméticas ou lógicas sobre os dados.
Barramento de controle - agrupa todo o conjunto de sinais elétricos de controle do sistema necessários ao bom funcionamento do computador como um todo (por ex., sinais para indicar que a informação que circula no barramento de dados é para ser escrita e não lida da célula de memória cuja localização segue no barramento ...
Um barramento de endereços (address bus em inglês) é um barramento, usado por uma UCP ou por dispositivos capazes de usar DMA para informar os endereços físicos/locações de memória de um computador que o microprocessador ou dispositivo deseja acessar (ler/escrever).
Praticamente todos os componentes de um computador, como processadores, memórias, placas de vídeo e diversos outros, são conectados à placa-mãe a partir do que chamamos de barramento. Sem entrar em termos técnicos, ele é o encaixe de que cada peça precisa para funcionar corretamente.
O barramento entre a CPU e os outros componentes (os periféricos) é chamado de barramento de entrada-saída ou I/O bus. Este tipo de barramento é responsável pela interligação das interfaces e periféricos ligados à placa mãe.
Rede em barramento é uma topologia de rede em que todos os computadores estão ligados por vários cabos em vários barramentos físico de dados. Apesar de os dados não passarem por dentro de cada um dos nós, apenas uma máquina pode “escrever” no barramento num dado momento.
A topologia em barramento é de fácil instalação, pois basta que o backbone passe nas proximidades do nó para ser possível fazer a conexão. Assim, essa topologia usa uma quantidade menor de cabos que as topologias de malha e anel, por exemplo. Essa topologia tem como desvantagem o fato de limitar o tamanho da rede.
Topologia Ponto a ponto As vantagens dessa topologia é que são mais propícias as ramificações e sofrem perdas de dados mais baixas quando comparadas às outras topologias, além de ser mais barata. Já o ponto negativo é que por ser muito simples, tem poucos recursos.
Esse cabo se adapta muito bem às redes com topologia em estrela, onde as taxas de dados mais elevadas permitidas por ele e pela fibra óptica ultrapassam, e muito, a capacidade das chaves disponíveis com a tecnologia atual.
A topologia híbrida é bem complexa e muito utilizada em grandes redes. Nela podemos encontrar uma mistura de topologias, tais como as de anel, estrela, barra, entre outras, que possuem como características as ligações ponto a ponto e multiponto. É a topologia mais utilizada em grandes redes.