Embolada é um gênero artístico que se utiliza do pandeiro, e é composto de improvisos e frases pré-existentes. Muito dinâmico, é quase uma batalha entre os participantes, no qual um vencedor é “coroado” ao final. Já o Repente é baseado no improviso cantado por duas pessoas alternadamente.
O rap da mesma forma que o repente é um estilo de cantar versos improvisados. Existem diferenças na sua base rítmica, do modo como rimam e como se organizam em estrofes. Entretanto, tudo que é improviso é repente, e as formas de improviso nordestina têm pontos de contato com improvisos da cultura hip-hop.
A diferença entre cordel e repente é que o cordel é a poesia popular que se caracterizou como tal pelo fato de ser publicada em folhetos, enquanto o repente é a poesia feita pelos cantadores, os quais geralmente recebem da plateia um tema, chamado MOTE, e o desenvolvem na hora.
O embolador é um repentista, assim como o são o violeiro ou o aboiador, que se utilizam de técnica e instrumentos diferentes.
A embolada é um gênero musical característico da cultura popular nordestina documentado desde a década de 1920, mas que ganhou grande projeção no cenário nacional a partir das décadas de 1970 e 1980.
O repente ou cantoria é uma arte poético-musical comum no Nordeste do Brasil e caracteriza-se pela improvisação de estrofes, ou seja, pela sua composição no momento da apresentação. Cantando sempre em duplas, ao improvisar versos os repentistas dialogam um com o outro e com os ouvintes.
Já o Repente é essencialmente oral, apresentando-se nas cantorias, com os cantadores ou violeiros exibindo, além do talento para criar versos, domínio da viola e dotes vocais. Também vem sendo difundido na Internet, em vídeos e em áudio. Não dá sossego à polícia".
O repentista de viola do interior do Nordeste brasileiro faz a chamada "Cantoria", na qual desfila versos improvisados em inúmeras modalidades: sextilhas, mote em sete sílabas, decassílabo, oitavas (estrofes de oito versos), martelos, galopes, etc. No estado do Rio Grande do Sul, o repentista é conhecido como trovador.
A rima usada é a rima perfeita. Há dezenas de modalidades do repente, entre elas a sextilha, gabinete, o martelo agalopado e o galope à beira-mar. Quando o instrumento usado é o pandeiro, o gênero artístico é denominado coco de embolada, o ritmo é mais rápido e não necessariamente deve predominar o improviso.
Resposta. Resposta: Que as aparências podem enganar. Explicação: As aparências enganam, Impor rótulos às pessoas, pré-concepções são mitos, quase sempre infundados, e acabam distorcendo as relações.
Significado de Repentista adjetivo, substantivo masculino e feminino Que faz ou diz coisas num momento, de improviso. Que faz versos de improviso.
Resposta: A semelhança é que os dois possuem versos e/ou rimas improvisadas, sendo cantadas ou apenas recitadas.