Se todos os autovalores são positivos então temos um ponto de mínimo. Se todos os autovalores são negativos então temos um ponto de máximo. Se os autovalores alternam entre positivos e negativos então temos um ponto de sela.
O ponto de máximo e o ponto de mínimo de uma função do 2º grau são definidos pela concavidade da parábola, se está voltada para baixo ou para cima. Toda expressão na forma y = ax² + bx + c ou f(x) = ax² + bx + c, com a, b e c números reais, sendo a ≠ 0, é denominada função do 2º grau.
Função Máximo: retorna o maior valor de uma faixa de células. Basta que você clique na célula E5 e digite a função =MÁXIMO(DE ONDE ATÉ AONDE) conforme a imagem abaixo.
função f(x) = tg x No círculo trigonométrico, o sinal da função tangente é positivo quando x pertence ao primeiro e terceiro quadrantes. Já no segundo e quarto quadrantes, o sinal é negativo. Além disso, a função f definida por f(x) = tg x é sempre crescente em todos os quadrantes do círculo trigonométrico.
Se f(x+p) = f(x) para todo x Î D, dizemos que a função f é periódica. Ao menor valor positivo de p , denominamos período da função f.
Uma função real de variável real é periódica se existir um número real p, tal que , qualquer que seja o valor de x pertencente ao domínio de . Ao menor número real positivo p que verifica a propriedade atrás referida chama-se período da função.
A função seno é periódica de período fundamental T=2π. Completamos o gráfico da função seno, repetindo os valores da tabela em cada intervalo de medida 2π.
A função seno é uma função periódica que possui imagem dentro do intervalo [-1, 1], isto é, -1 ≤ sen(x) ≤ 1, onde x é um número real.