NTFS nada mais é que a Nova Tecnologia de Sistema de Arquivos (New Technology File System) que surgiu com o lançamento do Windows NT em 1993 para substituir o Sistema de Arquivos antigo FAT32, baseado no MS DOS. ... Posteriormente a versão 32 bits FAT32, utilizada até os dias de hoje.
Se um arquivo ocupa 4 KB de espaço, tanto no FAT16 como no FAT32 a ocupação será de 1 cluster, porém, no caso do FAT16 os 60 KB restantes serão alocados, apesar de ficarem fisicamente vazios. Tem a desvantagem de ser 6% mais lenta que FAT16 e a incompatibilidade com SO antigos.
Principalmente, uma formatação normal removerá os arquivos de endereço e examinará setores defeituosos em um dispositivo de armazenamento. Mas o último - a formatação rápida não irá verificar o disco para setores defeituosos. Uma formatação rápida leva metade do tempo como uma formatação completa.
A formatação completa apenas zera o indexamento e apaga o disco inteiro mas não zera arquivos.
Na formatação normal, os arquivos não são apenas removidos do pendrive, mas também é feito o escaneamento do dispositivo para restaurar setores problemáticos. Isso não acontece na formatação rápida, que apenas apaga seus dados, sem a opção de editar o dispositivo.
Como tudo é apagado, a formatação também acaba com aqueles programas difíceis de desinstalar que atrasam a vida do usuário, assim como barras de navegador e outros. Outra vantagem igualmente importante é ficar totalmente seguro. Com a formatação, qualquer vírus ou praga que estava escondida na máquina é excluída.
Essa opção geralmente é feita em notebooks mais atuais porque basicamente vão deixar o notebook mais ágil. Já na formatação temos que apagar totalmente o conteúdo do notebook. Isso quer dizer que arquivos, imagens e até o sistema operacional é excluído e precisará ser reinstalado.
formatar como comando format não influencia na vida util de um hd nao, ele nas "apaga" os arquivos, tanto que existem programas que conseguem recuperar informações após uma formatação, fique tranquilo que 25 vezes é bem pouco para um hd dar problema, é mais fácil acontecer defeitos devido a problemas eletrícos e ...
Assim, podemos concluir que não existe um número exato de quantas vezes você poderá formatar o seu HD ou SSD. O que podemos afirmar é que a formatação causa, de fato, um maior desgaste nos dispositivos, assim como um carro sofre maior desgaste em viagens longas.
De acordo com a Ontrack, a vida útil média de um SSD é entre 3 mil e 10 mil ciclos de gravação. Uma questão importante do SSD é que ele, diferentemente do HD, não se desgasta ao ler os arquivos, apenas quando há a gravação dos mesmos.
Basta selecionar RAID-0 e marcar os 2 SSDs que farão parte do arranjo e salvar. Todos os dados dos SSDs serão apagados portanto faça um backup antes. Depois, é só instalar o Windows no arranjo criado com espaço somado dos dois SSDs e pronto, sem mistérios.
Formatar seu SSD
Armazene os arquivos de dados no HD Isso porque o SSD sem espaço livre sofrerá a escrita repetitiva, danificando assim os blocos em uso. Portanto, é melhor armazenar os arquivos grandes no HD, como filmes, músicas e outros.
Não selecionar o que armazenará no SSD Por exemplo, reserve o seu SSD para abrigar o sistema operacional, softwares, jogos e demais dados que precisam ser acessados com frequência e rapidez. Já para arquivos como filmes e fotos prefira utilizar um HD a parte.
Já os SSDs têm nesse quesito sua principal desvantagem. O custo por MB é bastante elevado. Geralmente, SSDs de 256 GB custam muito mais que um HD de 2 TB, por exemplo. ... Portanto, se você quiser um computador com amplo espaço de armazenamento, a compra de um HDD é a mais recomendada.
Por usar uma tecnologia mais moderna, o preço dos SDDs é maior que o dos HDDs convencionais. Para nível de comparação, um HDD de 1TB custa cerca de R$ 350, atualmente. Com essa mesma quantia é possível comprar um SSD de 500GB, ou seja, com a metade do armazenamento do HDD.