Esta pedagogia propõe uma educação crítica a serviço da transformação social. O termo está também associado à filosofia da libertação, de Enrique Dussel. Segundo Dussel, o processo pedagógico passa pelo ser humano, que é agente da própria libertação.
Na Tendência Progressista Libertadora, a escola deve ajustar as necessidades individuais ao meio social. ... A aprendizagem é baseada na motivação e na estimulação de problemas. A metodologia utilizada é feita através de experiências, pesquisas e método de solução de problemas.
As tendências pedagógicas são divididas em liberais e progressistas. A pedagogia liberal acredita que a escola tem a função de preparar os indivíduos para desempenhar papéis sociais, baseadas nas aptidões individuais. ... Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do aluno.
As tendências pedagógicas surgiram a partir dos diferentes pensamentos filosóficos e os autores de forma geral concordam em classificá-las em dois grupos: Tendência Pedagógica Liberal e Tendência Pedagógica Progressista. ... Tendências Pedagógicas é um assunto bastante cobrado em concursos públicos.
As tendências progressistas libertadora e libertária têm, em comum, a defesa da autogestão pedagógica e o antiautoritarismo. A escola libertadora, também conhecida como a pedagogia de Paulo Freire, vincula a educação à luta e organização de classe do oprimido.
A tendência liberal da pedagogia se caracteriza pela preparação de pessoas para viver em sociedade, de acordo com cada aptidão individual de cada pessoa. Ou seja, a escola não assume apenas um papel de transmissora de conhecimento, como também é responsável por formar cidadães para sociedades.
As Tendências Pedagógicas Liberais tiveram seu início no século XIX, tendo recebido as influências do ideário da Revolução Francesa (1789), de "igualdade, liberdade, fraternidade", que foi, também, determinante do liberalismo no mundo ocidental e do sistema capitalista, onde estabeleceu uma forma de organização social ...
Fundamentada nas ideias iluministas, a Pedagogia Liberal Tradicional foi à base da educação escolar por mais de quatro séculos, mantendo sua influência até hoje. Essa tendência surge por volta do século XVI, como uma alternativa à escola medieval, de base religiosa.
A chamada Pedagogia do Domínio possui uma dupla dimensão que estaria pautada na: a) Funcionalidade do aluno, dimensão organizacional. b) Formação reflexiva, dimensão administrativa. c) Compreensão do conhecimento dimensão profissional. ... e) Organização disciplina, dimensão profissional.
Um ponto importante na Pedagogia de Domínio é apresentado por Huberman, no qual enfatiza sobre o papel da avaliação, frizando que não é mais criar hierarquias mas delimitar as aquisições e os modos de raciocínio de cada aluno o suficiente para auxiliá-lo a progredir no sentido dos objetivos.
As pedagogias diferenciadas incluem-se no objetivo da escola, que continua sendo o de oferecer a todos uma cultura básica comum. Sem renunciar à diversificação, seu desafio vai além : conseguir que todos os alunos tenham acesso a essa cultura e dela se apropriem.
1 resposta(s) O termo domínio, associado a mestre, evidencia a deslocação das preocupações em discussão, o domínio é um dos objetivos projetados da atividade pedagógica, onde já sabemos que o sujeito do domínio não é mais o professor, e sim o aluno.